Pai enlutado colhe mais de 60 mil assinaturas pedindo pena severa ao assassino da filha

Para que o julgamento do assassinato da menina vietnamita de 9 anos condene o réu com severidade, o pai obteve 60 mil assinaturas, sendo metade de japoneses.

Pai da pequena Linh em frente à estação de Kashiwa na coleta de assinaturas para pedir pena severa ao criminoso (Sankei)

O assassinato da pequena Le Thi Nhat Linh, de 9 anos, em março do ano passado, pelo homem que era presidente da comissão que zelava pelos alunos da escola, chocou o Japão e o Vietnã.

Publicidade

Yasumasa Shibuya, na época com 46 anos, foi considerado o autor do crime. Como réu, Shibuya está sendo julgado em Chiba, província onde ocorreu o crime.  

Assinaturas para pena máxima ao autor do crime. Do lado dir. a pequena Linh, vítima de um crime cruel (arquivo)

O pai enlutado iniciou um abaixo assinado para pedir pena severa ao réu, no seu país de origem. Usou a rede social mais famosa entre os seus compatriotas, o Facebook, e criou uma campanha de coleta de assinaturas. Obteve pelo menos 30 mil assinaturas no seu país de origem, até o fim do mês passado.

Assinaturas dos japoneses

No Japão, em 26 de janeiro, quando se passaram 10 meses depois da data em que Le Thi Nhat Linh foi morta, o pai Le Anh Hao, foi fotografado nas proximidades da saída leste da estação da JR Kashiwa.

Com um placa explicativa sobre o crime, pedia assinatura para as pessoas, pois ele tinha obtido apenas mil dos japoneses. “Para que não ocorra mais este tipo de crime, conto com a cooperação dos japoneses”, disse ele para o jornal Sankei.

“Cumpro as leis do Japão. Sozinho não posso fazer nada, não tenho força. Por isso peço para cooperar no pedido de uma pena severa”, dizia ele para os transeuntes. As pessoas paravam para engrossar a lista a favor da pena severa.

Pena de morte para o assassino

No Vietnã o povo manifestou apoio ao pai. Segundo o jornal Nikkei, os atletas e artistas do país se colocaram no lugar do pai e pediram para a sociedade cooperar assinando.

Com uma grande comunidade de vietnamitas no Japão, seja de estudantes, estagiários técnicos e trabalhadores, não levou muito tempo para reunir as 30 mil assinaturas por aqui. São 230 mil pessoas vivendo neste arquipélago.

Assim, até 6 de fevereiro, o pai Le Anh Hao obteve pelo menos 60 mil assinaturas para o seu abaixo assinado, 50% de cada país.

Em momento nenhum o pai pronunciou a palavra pena de morte. No entanto, no Japão, as penas mais severas são de prisão perpétua ou de sentença de morte.

Fontes: Nikkei, Nikkan Sports e Sankei
Fotos: Sankei e arquivo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Economia do Japão tem crescimento pelo 8º trimestre consecutivo

Publicado em 15 de fevereiro de 2018, em Economia

A economia japonesa desfrutou de um período de crescimento amplamente conduzido pelas exportações e fatores relacionados à infraestrutura para as olimpíadas em 2020.

A economia japonesa desfrutou de um período de crescimento amplamente conduzido pelas exportações

A economia do Japão cresceu pelo oitavo trimestre consecutivo no final de 2017, mostraram dados do governo na quarta-feira (14).

Publicidade

Esse foi o período mais longo de expansão desde os dias de auge da “bolha” no final dos anos 1980.

O produto interno bruto – PIB – no quarto trimestre de 2017 expandiu 0,1% ante os três meses do ano anterior, informou o escritório do gabinete.

Contudo, a taxa de crescimento ficou abaixo das expectativas do mercado de 0,2% e representou uma desaceleração em relação a 0,6% no trimestre julho a setembro.

A um índice anualizado, a terceira maior economia do mundo cresceu 0,5%.

“A taxa de crescimento para o último trimestre foi muito baixa se comparada ao período da bolha, mas a economia está sólida o suficiente”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Para o calendário do ano 2017, a economia teve crescimento de 1,6%, contra 0,9% em 2016.

O corrente período de crescimento é uma boa notícia para o primeiro-ministro Shinzo Abe, que vem tentando fazer a economia alavancar com sua política denominada Abenomics, desde que ele assumiu o poder no final de 2012.

A economia japonesa desfrutou de um período de crescimento amplamente conduzido pelas exportações, auxiliada por uma recuperação da economia global.

Ela também foi impulsionada pela demanda nacional estimulada por melhoria da infraestrutura antes dos jogos Olímpicos de 2020.

No entanto, com o crescimento salarial e o consumo persistentemente lentos, a economia ainda precisa lutar para sair da deflação.

Fonte: Japan Today, AFP
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!