Família enlutada solicita reconhecimento de karoshi

Para provar que o trabalhador morreu por excesso de horas extras, o advogado levantou sua carga horária através de um app.
O caso está sendo investigado.

O app do smartphone da vítima de karoshi usava um app que registrou seu histórico de trabalho (Pexels)

Um executivo morreu subitamente durante o expediente. A família enlutada está tentando provar que foi karoshi, pois costumava fazer longas horas extras.

Publicidade

Sua identidade foi preservada, tem 53 anos e era gerente de um izakaya, tipo de barzinho japonês, pertencente a uma rede, na cidade de Fukuoka (província homônima).

Em junho do ano passado, foi encontrado morto em uma das cadeiras, antes do horário de iniciar o expediente. A causa da morte foi um problema cardíaco letal. Ele tinha chegado bem mais cedo, como de costume, e estava trabalhando nos preparativos para abrir as portas para os clientes, mais tarde.

Através do advogado os familiares solicitaram o reconhecimento de karoshi junto ao Escritório Central de Inspeção das Normas do Trabalho de Fukuoka. O advogado apresentou relatório das horas trabalhadas pela vítima. Chegou a fazer 148 horas extras em um mês.

O que ajudou o mapeamento dessas horas extras foi um histórico que revela suas ações. Trata-se da Linha do Tempo do app Google Maps que a vítima usava diariamente. Esse app registrou desde a sua trajetória para o trabalho, como também o horário em que iniciava e encerrava o expediente. “Parece um testamento deixado no smartphone”, reforça o advogado.

O Escritório de Inspeção das Normas de Trabalho está investigando o caso.

Fonte: JNN
Foto ilustrativa: Pexels

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seminário em Hamamatsu sobre trabalhadores estrangeiros e seu papel na sociedade japonesa

Publicado em 13 de fevereiro de 2018, em Tome Nota

Administração de empresas na era global e estratégias de recursos humanos é tema de seminário de Hamamatsu.

Com a diminuição do número de trabalhadores causada pelo envelhecimento da população, a região de Tokai possui muitos estrangeiros da América do Sul e estudantes técnicos de países asiáticos, que são uma grande força para as atividades econômicas da região.

Publicidade

Visto que são necessários sistemas para aceitar os estrangeiros como parte integral da sociedade, será realizado um seminário para discutir a contratação de estrangeiros e a promoção de uma sociedade multicultural.

O seminário será ministrado totalmente em japonês e contará com a participação de empresas de diversos setores para elucidar o quadro atual dos estrangeiros que trabalham em fábricas e empresas do Japão.

Seminário sobre as Medidas para a Contratação Adequada de Trabalhadores Estrangeiros e Promoção da Adaptação à Sociedade Japonesa

Data: 20 de fevereiro (terça-feira)  13h30 às 16h00 (recepção a partir das 13h00)

Local: Grande Sala de Reuniões da Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka
Endereço: Hamamatsu-shi Naka-ku Chuo 2-1-1
TEL: 053-457-6111
Capacidade: 150 pessoas (necessário inscrição prévia)
Abra o panfleto (PDF) clicando aqui (em japonês) – Formulário de inscrição no fim da página

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!