Astronauta japonês pede desculpas por ter dito que cresceu 9 cm no espaço

O astronauta japonês, que na verdade só cresceu 2cm, se desculpou pela notícia falsa e disse não imaginar que isso criaria tanta discussão.

“A tensão que eu tinha em meus ombros se foi e estou bem certo de que eu não cresci 9 centímetros”, disse Kanai (ANN/reprodução)

A chamada “fake news” – notícia falsa – viaja rápido e, aparentemente, mesmo do espaço cósmico, de acordo com o astronauta Norishige Kanai.

Publicidade

Em um tweet postado na quarta-feira (10), o astronauta japonês que disse ter crescido 9 centímetros em sua estada de três semanas na EEI- Estação Espacial Internacional, pediu desculpas por exagerar seu surto de crescimento em baixa gravidade, dizendo, na verdade, que ele está somente cerca de 2 centímetros mais alto.

“Sinto muito pela notícia falsa absurda”, disse Kanai da JAXA – Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, que está em sua primeira missão espacial. “Foi uma má interpretação e eu não imaginava que isso criaria tanta discussão”.

Kanai, de 41 anos, ex- médico da Força Marítima de Autodefesa e o 12º japonês a viajar ao espaço, disse que pegou de novo a fita métrica após o colega astronauta Anton Shkaplerov da Rússia ter questionado sua nova altura.

E Shkaplerov estava certo, visto que Kanai mediu 1,82cm – somente 2 cm a mais que sua altura terrestre.

Os corpos dos astronautas realmente se alongam no espaço, por vezes ocasionando dores nas costas, visto que a espinha se expande. Contudo, mesmo a JAXA disse que nunca ouviu falar em 9 centímetros, e Kanai entrou no Twitter para se corrigir.

“Meu quadril e minhas costas não doem”, disse Kanai, que permanecerá na EEI até 3 de junho. “Na verdade, a tensão que eu tinha em meus ombros se foi e estou bem certo de que eu não cresci 9 centímetros”.

Fonte: Kyodo
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sonho de consumo: máquina que lava e dobra roupas

Publicado em 11 de janeiro de 2018, em Sociedade

A Panasonic apresentou uma máquina do tipo faz tudo em Berlim. Nos EUA foi apresentada uma que dobra as roupas. Veja as duas em vídeo e quanto custa.

Uma dobra as roupas (à esq.) e outra lava, passa e dobra (divulgação)

A máquina de lavar roupas é uma grande aliada. Mas depois das roupas secas no varal ou na máquina, é preciso recolhê-las e dobrar. E isso dá muito trabalho. Sim, a maioria das pessoas pensa assim.

Publicidade

Foi aí que surgiu a ideia de criar uma máquina robotizada para fazer tudo: lavar, secar e dobrar. O protótipo dessa foi apresentado em uma feira realizada em Berlim, Alemanha, em setembro do ano passado.

Com design clean e elegante, sua aparência é de uma parede branca. A tecnologia usada é inovadora, pois a máquina faz a leitura dos tipos de fibras do tecido para aplicar a higienização. As roupas saem de um outro compartimento, já passadas e dobradas.

O preço ainda não foi divulgado. Assista ao vídeo e veja como a sofisticada máquina robotizada funciona. De fato, um equipamento como este poupa o tempo das pessoas e, o melhor, qualquer pessoa pode manuseá-la, pois não requer esforço físico.

Máquina que dobra roupas é acessível ao bolso

Foi apresentado um modelo que dobra as roupas, na na CES-Consumer Technology Association, em Las Vegas, no mesmo lugar onde a Toyota anunciou seu novo veículo inovador (leia a matéria tocando aqui).

O conceito dessa máquina é também de dar um tratamento, amaciando e higienizando a roupa antes de dobrá-la. Aquela pilha de roupas de todas as cores e tamanhos, pode ser facilmente organizada. Diferente da Panasonic, essa requer que o usuário coloque as roupas em um determinado lugar no equipamento. É só esse o trabalho. Depois, basta recolher as roupas dobradas e guardá-las no armário ou nas gavetas.

A máquina que chamou atenção dos consumidores só estará à venda em meados do ano que vem, pela Foldimate. Ela fica nos Estados Unidos e o preço estimado é de 980 dólares ou algo em torno de 111 mil ienes.

Enquanto ela não chega ao mercado, assista ao vídeo.

https://youtu.be/EPX0MnbijK8

Fontes e fotos: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!