Novas regras para dirigir ‘go-karts’ pedem uso de cinto de segurança

Ao contrário de muitos países, o Japão não proíbe que as pessoas dirijam go-karts em rodovias públicas. Contudo, após acidentes, o ministério decidiu reforçar o uso de cinto de segurança para tais veículos.

Os veículos não têm cintos de segurança e os motoristas não precisam usar capacetes, disse um funcionário do ministério à AFP (NHK/reprodução)

Pessoas vestidas com roupas dos personagens do “Super Mario” dirigindo pelas ruas de Tóquio nos chamados go-karts terão que usar o cinto de segurança, informaram autoridades japonesas na quinta-feira (7), na sequência de uma série de acidentes.

Publicidade

Aqueles que passam por Tóquio ficam impressionados ao ver escoltas de go-karts dirigidos por pessoas – geralmente turistas – vestidas com roupas do Mario e outros personagens da Nintendo fazendo alvoroço pelas ruas movimentadas da cidade mais populosa do mundo.

Ao contrário de muitos países, o Japão não proíbe que as pessoas dirijam go-karts em rodovias públicas.

Contudo, após três acidentes no último ano, o ministério dos transportes decidiu reforçar o uso de cintos de segurança para tais veículos.

Sem cinto de segurança e capacete

Atualmente, os veículos não têm cintos de segurança e os motoristas não precisam usar capacetes, disse um funcionário do ministério à AFP e que não quis ser identificado.

“É perigoso, visto que outros carros podem não vê-los por causa da altura baixa”, frisou.

O ministério está buscando implementar as novas normas dentro de alguns anos.

As novas regras propostas

Sob as novas regras propostas, a estrutura dos go-karts deve estar pelo menos a um metro do chão e o volante deve ser feito com material macio para prevenir ferimentos ao motorista em caso de acidente.

A medida ocorre após a Nintendo, com sede em Quioto, ter movido uma ação contra a MariCar, uma empresa que aluga go-karts em Tóquio, por deixar que turistas usassem, sem autorização, fantasias de personagens da Nintendo.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: NHK  

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Limão que dá para comer até a casca: começa a colheita

Publicado em 9 de dezembro de 2017, em Sociedade

Esse limão especial proporciona aproveitamento integral. Confira qual é a espécie e onde é produzido.

Começa a colheita da região que mais produz este tipo de limão no Japão (CBC TV)

Um fruto cítrico que pode ser consumido integralmente, inclusive a casca, começa a ser colhido e expedido para todo o Japão.

Publicidade

As cidades de Mihama e Kiho (Mie), localizadas ao sul da província são grandes produtoras desse tipo de limão. Essas localidades produzem mais de 200 toneladas por ano, sendo a maior do país. Outras localidades da província de Wakayama estão em segundo lugar.

A colheita é trabalhosa. Os produtores cortam um a um dos galhos com tesoura. Depois acomodam cuidadosamente nas caixas.  

Limão especial

Trata-se do limão da espécie Meyer (マイヤーレモン), uma mistura de limão com laranja, menos cítrico que os demais. Como não se usa produto tóxico na casca, é um limão que pode ser consumido inteirinho, inclusive a casca. Por isso, a procura dele é bastante alta.

Este ano os produtores estavam preocupados com as vindas dos tufões. Mas não tiveram grandes danos e puderam obter uma colheita com frutos de bom tamanho e sabores excelentes.  

Limão saudável, dá para usar a casca na culinária e até comer (CBC TV)

A colheita prossegue até o mês que vem, garantindo a presença nos supermercados e lojas de departamentos de todo o Japão. Na falta desses limões no mercado interno é possível encontrar os importados da Nova Zelândia.

Característica do limão Meyer

Ele tem a casca mais lisa, é menor do que um limão amarelo, tem um formato mais arredondado e quando fica maduro ganha uma cor alaranjada.

O nível de acidez é inferior ao dos limões tradicionais, tem uma certa doçura da laranja e é muito usado na culinária. Tanto para os pratos salgados quanto para os doces, já que se pode usar a casca.

Fontes: CBC TV e Foods Link
Fotos: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!