Japão inspeciona barco à deriva com 10 norte-coreanos

O Japão vem intensificando as patrulhas após um recente aumento no número de barcos, principalmente da Coreia do Norte, que acabam aparecendo na costa japonesa.

O barco foi avistado ao largo da costa oeste de Matsumae em 28 de novembro (ANN/reprodução)

Autoridades japoneses inspecionaram na quinta-feira (30) um barco em más condições com 10 homens a bordo se identificando como norte-coreanos à deriva no mar agitado ao largo da costa da ilha de Hokkaido.

Publicidade

Oficiais da Guarda Costeira disseram que entraram no barco de madeira e iniciaram a inspeção após rebocá-lo para uma área mais segura. O barco foi avistado ao largo da costa oeste de Matsumae na terça-feira (28), mas com o mar agitado a aproximação não foi possível.

Segundo a Guarda Costeira, previamente, os homens se comunicaram em coreano através de um alto-falante e uma placa de mensagem dizendo que eram da Coreia do Norte e que estavam buscando refúgio em uma ilha próxima por causa do mau tempo.

Não foi possível saber imediatamente se o barco estava envolvido em pesca ilegal dentro da zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas do Japão.

O Japão vem intensificando as patrulhas após um recente aumento no número de barcos que acabam aparecendo na costa japonesa.

Todos os anos, o mar carrega dezenas de barcos e detritos até áreas da costa norte japonesa. Neste ano, 59 casos – comparado a 66 no ano passado e queda dos 80 há cinco anos – foram detectados e cerca da metade deles somente em novembro, de acordo com a Guarda Costeira.

Segundo oficiais, eles estavam ligados a uma campanha reportada pelo Norte para enviar pescadores a águas mais distantes para mais capturas.

Fonte: Asahi
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Data da abdicação do Imperador do Japão definida para 30 de abril de 2019

Publicado em 1 de dezembro de 2017, em Política

Na conferência imperial realizada nesta manhã de sexta-feira ficou definida a data da abdicação do Imperador do Japão para 30 de abril de 2019.

Abdicação definida para 30 de abril de 2019 (Wikimedia)

Às 9h45 desta sexta-feira (1º) ocorreu a conferência imperial, com a presença do primeiro-ministro, Shinzo Abe. Na Casa Imperial se reuniram 10 pessoas, entre os chefes dos três poderes e a família real.

Publicidade

Chegou-se a ao consenso do cronograma. O Imperador Akihito se abdica em 30 de abril de 2019 e o seu sucessor, Príncipe Naruhito, será coroado em 1º de maio, no dia seguinte.

Essa será a primeira abdicação em quase dois séculos de história do país.

Conferência imperial realizada 24 anos depois, com 10 integrantes (Sankei)

Para evitar a corrida eleitoral que se realizará na primavera de 2019, foi escolhida a data da abdicação em meio a um “ambiente silencioso”, para que os rituais possam ser realizados de forma segura e pacífica.

Além disso, 29 de abril é o Dia do Showa, quando se comemora o aniversário do Imperador Showa. Dessa forma, se a abdicação e coroação forem realizadas sequencialmente, as datas comemorativas imperiais podem se estender por 3 dias. Assim, considerou-se adequado em relação à população.

No próximo dia 8 o governo pretende formalizar essas duas datas, para a promulgação da lei especial.

Akihito tem 84 anos e é o 125.º imperador do Japão, desde 1989, quando o país entrou na era Heisei. O príncipe herdeiro, Naruhito, tem 58 anos, e é casado com Masako. A última conferência imperial foi realizada há 24 anos, sobre o casamento deles. 

Fontes: NHK e JNN
Foto: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!