Especialistas aconselham o Japão a liberar 1 milhão de toneladas de água contaminada no oceano

O governo japonês está sendo incitado por especialistas a liberar gradualmente água radioativa no Oceano Pacífico mais de 6 anos após o desastre nuclear de Fukushima.

Tanques armazenando água contaminada (TEPCO/reprodução)

O governo japonês está sendo incitado por especialistas a liberar gradualmente água radioativa no Oceano Pacífico mais de seis anos após um tsunami ter destruído a planta nuclear de Fukushima.

Publicidade

A água está armazenada no local em cerca de 900 tanques grandes e densamente compactados e que podem verter se outro grande desastre ocorrer.

O governo foi incitado a liberar a água no oceano. Um tratamento removeu todos os elementos radioativos com exceção do trítio, o qual dizem que é seguro em pequenas quantidades. Contudo, se o tanque romper, o conteúdo pode não ser controlado.

Pescadores locais estão preocupados

Pescadores locais estão extremamente hesitantes a essa solução porque muitos consumidores ainda estão inseguros em consumir peixe pescado ao largo da costa de Fukushima, apesar de testes apontarem segurança para consumo.

Hoje em dia, cerca da metade dos mil pescadores locais vão ao trabalho, e somente duas vezes por semana, devido à demanda reduzida.

A quantidade de água radioativa em Fukushima ainda está crescendo, em 150 toneladas por dia.

Reatores danificados longe do reparo

Os reatores danificados estão longe do reparo, mas água para resfriamento deve ser bombada constantemente para evitar o superaquecimento.

A água capta radioatividade antes de vazar das câmaras de contenção danificadas e acumular no subsolo.

Lá, o volume de água contaminada cresce porque ela se mistura com a água subterrânea que penetrou através de rachaduras nos edifícios de reatores.

Após tratamento, 210 toneladas são reusadas como água para resfriamento, e as restantes 150 toneladas são enviadas a um tanque de armazenamento.

Durante fortes períodos de chuva, o influxo de água subterrânea aumenta de forma significativa, aumentando o volume.

Dor de cabeça cara para a TEPCO

A água é uma dor de cabeça cara para a TEPCO – Tokyo Electric Power Co, a proprietária da planta nuclear.

Para reduzir o fluxo, ela cavou dezenas de poços para bombar a água subterrânea antes que ela chegue aos edifícios de reatores e construiu uma “muralha de gelo” subterrânea de eficácia duvidosa para congelar parcialmente o solo em volta dos reatores.

Outro painel do governo recomendou no ano passado que a TEPCO diluísse a água em até 50 vezes e liberasse cerca de 400 toneladas por dia no mar – um processo que levaria quase uma década para ser concluído.

Especialistas salientam que a liberação de água radioativa de trítio é permitida em outras plantas nucleares.

Fonte: Mail Online
Imagem: TEPCO

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Edição limitada da Coca-Cola com design para o inverno

Publicado em 1 de dezembro de 2017, em Lançamentos

Novamente com design slim, as flores de ameixa são o destaque dessa edição limitada. Confira.

Novo design de edição limitada para o inverno estará nas prateleiras a partir de 4 de dezembro (Coca-Cola/divulgação)

A Coca-Cola Japan vem lançando nos últimos anos garrafas com edição limitada em uma variedade de belos designs.

Publicidade

No início deste ano, a empresa disponibilizou no mercado uma garrafa slim com design de sakura que foi tão popular que se esgotou rapidamente.

Na sequência do sucesso do design de flores de cerejeira, um novo com fogos de artifício para comemorar o verão foi lançado no país nos meses mais quentes do ano.

No outono, uma garrafa com um belo design de folhas de outono, atualmente disponível nas prateleiras, celebra as belas tonalidades vermelha, laranja e amarela vistas em todo o Japão nesta época do ano.

Com três designs chamando atenção de todos, não é surpresa que a Coca-Cola acaba de anunciar sua próxima novidade para o inverno, destacando botões de flores de ameixa. Chamado de Slim Bottle 2018 New Year Design (スリムボトル 2018年 NEW YEAR デザイン), a garrafa é decorada com flores de ameixa vermelhas e brancas, que são ilustradas com uma delicada queda de neve.

As novas garrafas começarão a ser vendidas a partir de 4 de dezembro ao preço de 125 ienes a unidade.

Geralmente vistas como decorações do período de Ano Novo, as flores de ameixa são símbolo de beleza que as pessoas em todo o país esperam para ver nos meses de janeiro e fevereiro, como um prenúncio da primavera.

Fonte: Sora News
Imagem: Coca-Cola Release

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!