Cidade aluga topos de telhados de escolas para geração de energia solar

Publicado em 8 de dezembro de 2017, em Sociedade

Em um projeto de 20 anos, o governo da cidade de Osaka começou a alugar os topos de telhados de escolas primárias e ginasiais para geração de energia solar.

&nbspCidade aluga topos de telhados de escolas para geração de energia solar
Ikeda Elementary School em Osaka (Wikimedia/Trohishima)

O governo da cidade de Osaka (província homônima) começou a alugar os topos de telhados de escolas municipais primárias e ginasiais para geração de energia solar.

Operadoras do negócio, segundo o governo, vão instalar painéis solares de 14MW no total nos topos dos telhados de 397 escolas. Ele adotou uma proposta conjunta do RNH Nishi Nihon GK, Shibata Kogyo Co Ltd, Hanwha Q Cells Japan Co Ltd e Rakuten Inc.

O nome oficial do projeto para alugar telhados é  “projeto para promoção da instalação de painel solar através de permissão para uso de espaço em telhados de prédios construídos pela cidade para propósitos além da intenção original”.

O espaço dos topos de telhados de 274 escolas primárias e 122 ginasiais serão alugados a fornecedoras privadas de energia para que elas instalem painéis solares. A princípio, toda a eletricidade gerada com painéis será vendida. A tarifa para uso dos telhados será decidida com base em propostas, contudo, mais altas que 100 ienes por metro quadrado – excluindo impostos.

O período do projeto é de 20 anos. A geração de energia precisa ser iniciada dentro de três anos após um plano de projeto ser certificado com base na diretriz FIT –  feed-in tariff, ou tarifa de alimentação.

Como resultado de um pedido público para propostas, somente a das quatro empresas foi apresentada. Ela foi selecionada como um projeto candidato após receber uma pontuação mais alta do que o padrão em uma verificação realizada por um comitê de seleção.

O governo da cidade de Osaka estabilizou o “plano de promoção de produção local/consumo local de energia de Osaka” para promover a introdução de energia renovável. E o mais recente esforço faz parte do plano.

Fonte: Japan Today, Technon Nikkei
Imagem: Wikimedia

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão - KOWA
KOWA - Trabalhe com segurança!
UNIP - Faculdade à distância no Japão!