Demanda por babás cresce em meio à falta de creches no Japão

Mães que trabalham estão cada vez mais dependendo de babás para lidar com a escassez de serviços de cuidados infantis.

Procura por babás no Japão aumenta em meio à escassez de creches autorizadas no país (imagem ilustrativa)

A demanda por babás no Japão está aumentando em meio a uma escassez de serviços públicos de creches para crianças em idade pré-escolar.

Publicidade

“É muito difícil encontrar uma boa babá. É uma batalha dura”, disse uma mãe trabalhadora de 33 anos que tem usado o serviço por um ano e meio na cidade de Yokohama (Kanagawa).

Seus dois filhos, de 5 e 2 anos, são cuidados por uma babá toda noite de segunda-feira, permitindo à mãe balancear seu trabalho e vida diária.

“Não consigo imaginar minha vida sem uma babá”, disse ela.

Mais flexibilidade para atender solicitações urgentes de pais que trabalham

Desde abril deste ano, o número de crianças aguardando uma vaga para creches públicas em unidades autorizadas era de 26.082 em todo o país em razão de uma escassez de instalações e funcionários.

Geralmente, as babás eram consideradas somente pelas pessoas ricas. Contudo, hoje em dia, elas estão em alta demanda, visto que estão mais flexíveis e podem lidar com solicitações urgentes de pais que trabalham e que inesperadamente são forçados a fazerem horas extras.

“Normalmente perguntam às mulheres se elas realmente querem trazer uma pessoa estranha para dentro de casa e deixar os filhos com ela”, disse Chiho Yoshikawa, de 51 anos, gerente da primeira empresa de serviços de babá no Japão, que iniciou os negócios em Tóquio no ano de 1972.

“Queremos contratar mais pessoas, mas temos que manter a qualidade do serviço”, disse a pessoa responsável pela área de relações públicas da empresa.

Sites de babás freelancer cada vez mais populares, mas ainda há problemas 

Sites especializados em serviços de babá freelancer estão se tornando cada vez mais populares, enquanto nenhum certificado é exigido para atuar na área no Japão.

Mas isso não fica livre de problemas. Em 2014, um bebê de 2 anos de idade foi sufocado até a morte por um homem, que trabalhava como babá, que entrou em contato com seu cliente através de um site.

“É aconselhável conversar direto com sua babá e elaborar seus pedidos e preocupações antecipadamente. Não dependa somente de e-mails quando pedir alguém para tomar conta de seus filhos pela primeira vez”, disse Mayumi Nagasaki, secretária-geral da Associação de Serviços de Cuidados Infantis All Japan.

Fonte: Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seções remodeladas de artigos infantis em lojas de departamento atraem clientes

Publicado em 21 de novembro de 2017, em Sociedade

O tráfego de clientes aumentou após mudanças no modo como os produtos para bebês são exibidos, além da instalação de áreas de recreação, cita uma loja no setor.

Andares remodelados de artigos infantis em lojas de departamento são vistos como pilares crescentes que podem ajudar a reavivar as vendas (imagem ilustrativa)

Andares remodelados dedicados a artigos infantis em grandes lojas de departamento no Japão são vistos como pilares crescentes que podem ajudar a reavivar as vendas, atraindo mães e pais trabalhadores que estão dispostos a gastar mais com seus filhos.

Publicidade

O tráfego de clientes aumentou após as mudanças na maneira como os produtos para bebês são exibidos, agrupando-os por categoria ou faixa etária, ao invés de categorizá-los por marca. Novos serviços, como pistas com blocos Lego, também renderam resultados positivos em meio à tendência de pais japoneses que se dedicam à criação dos filhos.

Lojas de departamento da Takashimaya renovaram setores de itens para bebês em seis lojas de áreas que incluem Tóquio e Osaka desde setembro do ano passado. As vendas em cinco de seis lojas até agosto aumentaram cerca de 24% em comparação ao ano anterior.

O tráfego de clientes aumentou após mudanças na maneira como os produtos para bebês são exibidos, agrupando-os por categoria ou faixa etária, ao invés de separá-los por marca, cita uma loja (Kyodo)

Uma variedade de carrinhos para bebê agora destaca alças ajustáveis que podem acomodar o uso por homens mais altos, assim como mulheres. O setor de artigos infantis “se tornou a entrada (de lojas de departamento) para as mulheres na faixa dos 30 anos que dão à luz”, disse um funcionário do Takashimaya.

Em março, a loja de Shinjuku da Takashimaya, em Tóquio, remodelou sua seção de itens para bebê para que os clientes possam escolher os produtos por uso ou idade ao invés de marcas. Parte do andar dedicado a artigos para crianças em idade escolar também foi renovado em setembro.

“Visto que hoje em dia é possível comprar qualquer coisa online, esperamos oferecer um lugar onde os clientes podem vivenciar todos os tipos de coisas em nossa loja”, disse um funcionário. A loja também está planejando instalar um espaço onde as crianças podem praticar bouldering (escalada em rochas) e pular corda.

Em uma construção anexa do outlet de Chiba da loja de departamento Sogo, que foi parcialmente renovada em setembro, as crianças podem agora montar blocos de Lego. A loja planeja abrir um espaço, no final de novembro, onde famílias por jogar tênis de mesa.

“Esperamos que nosso setor para crianças se torne um imã para mães, pais e avós”, disse um funcionário da Sogo.

Fonte: Kyodo
Imagem: Bank Image, Kyodo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!