Sonda japonesa descobre túnel gigante na Lua

Publicado em 19 de outubro de 2017, em Sociedade

Dados da sonda japonesa mostraram uma cavidade gigante, como um túnel, que pode oferecer um possível local protegido para futuras bases lunares.

&nbspSonda japonesa descobre túnel gigante na Lua
A cavidade está localizada em uma área de domo vulcânico chamada Mariu Hills (TBS News/reprodução)

A agência especial japonesa disse que a análise de dados compilados realizada pela sonda Kaguya sugere a existência de uma cavidade gigante, como um túnel, que está sob a superfície da Lua e que poderia ser usada como base lunar para missões assistidas.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês) estava analisando dados compilados pela Kaguya, que investigou a Lua usando radar por cerca de 18 meses desde seu lançamento em 2007.

Pesquisadores da JAXA dizem que a cavidade está localizada em uma área de domo vulcânico chamada Mariu Hills. Estima-se que ela se estenda por cerca de 50Km e esteja ligada acima da superfície por um fosso que tem cerca de 50m de um lado a outro.

Eles dizem que a cavidade, sendo subterrânea, pode oferecer um ambiente menos suscetível a diferenças de temperatura entre o dia e a noite em cerca de 300 graus Celsius e para chuvas de radiação do espaço observadas na superfície da Lua. Os pesquisadores acrescentam que também pode haver minerais que contêm água.

No início deste mês, os Estados Unidos anunciaram um plano para enviar astronautas novamente à Lua e construir uma base por lá para missões assistidas a Marte.

O Japão também está considerando enviar astronautas à Lua a partir de 2025.

Fonte: NHK
Imagem: TBS News

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão by Fujiarte
Waysu - Empregos com segurança!