Número de acidentes envolvendo carros alugados dirigidos por estrangeiros está em alta

Em Okinawa, que tem um grande número de empresas ‘rent a car’, quase 10.000 acidentes de tráfego foram causados por estrangeiros.

Nesse carro alugado em Okinawa há até um selo dizendo que quem está conduzindo o veículo é um motorista estrangeiro (arquivo Portal Mie)

Para lidar com um crescente número de acidentes envolvendo carros alugados dirigidos por (turistas) estrangeiros, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo tem em mente identificar os locais onde a probabilidade de tais ocorrências é maior, e instalar sinalizações amigáveis aos estrangeiros na esperança de preveni-las.

Publicidade

O ministério vai escolher 5 ou mais áreas, incluindo as províncias de Okinawa e Hokkaido, além da região de Kyushu, onde muitos estrangeiros alugam carros, para conduzir testes no outono ao coletar informações a partir de estradas nacionais e vias expressas, tal como registros de quando os veículos frearam repentinamente. O ministério implementará medidas em todo o país se os resultados do teste forem eficazes.

Os testes vão utilizar o ETC 2.0, um sistema de pagamento de pedágio automático de última geração que pode transmitir informação sobre a localização dos veículos e dados de viagem. Rotas de viagem, registros de quando os motoristas de veículos frearam repentinamente e outras informações serão enviadas a partir do sistema ETC 2.0 instalado em carros alugados que são conduzidos por estrangeiros, com seus consentimentos.

O ministério realizará medidas de segurança intensivas em locais que ele considera perigosos, como incluir ilustrações nas sinalizações de estradas para os estrangeiros que não leem japonês ou colocar explicações em vários idiomas sobre sinais de alerta, como “em construção” e “faixa fechada”. Panfletos que mostram a localização de pontos perigosos serão distribuídos pelas empresas que alugam carros.

De acordo com o ministério dos transportes, cerca de 700.000 visitantes estrangeiros alugaram carros em 2015 em todo o Japão, quatro vezes mais em comparação há 5 anos. O número de mortes e feridos devido a acidentes no tráfego também está em alta. Na província de Okinawa, que tem um grande número de empresas que alugam carros, quase 10.000 acidentes de tráfego foram causados por estrangeiros, incluindo danos a propriedades, foram relatados em 2016.

Fonte: Yomiuri
Imagem: arquivo Portal Mie

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tóquio prepara hospitais para oferecer melhor atendimento a pacientes estrangeiros

Publicado em 28 de agosto de 2017, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Hospitais serão preparados para oferecer serviços médicos em vários idiomas até o ano fiscal de 2020.

Hospitais serão preparados para oferecer serviços médicos em vários idiomas até o ano fiscal de 2020 (imagem ilustrativa)

Visto que a onda de turistas do exterior continua crescendo no Japão, Tóquio está preparando 14 hospitais na capital para serem amigáveis aos estrangeiros.

Publicidade

O plano é para certificar os hospitais, aqueles administrados pelo governo metropolitano e pela Corporação de Tratamento Médico e Saúde Metropolitana de Tóquio, como instituições preparadas para oferecer serviços médicos em vários idiomas até o ano fiscal de 2020.

Sob o plano, os 14 hospitais serão reconhecidos pela Fundação de Educação Médica do Japão como instituições suficientemente equipadas para aceitar pacientes estrangeiros sob o sistema de Serviço de Acreditação Médica do Japão para Pacientes Internacionais (JMIP na sigla em inglês).

As exigências para o reconhecimento JMIP incluem a disponibilidade de manuais para receber e tratar pacientes estrangeiros, assim como serviços de interpretação.

Além do Hiroo Hospital, somente 7 outros hospitais em Tóquio receberam o reconhecimento do JMIP desde maio. Eles são o NTT Medical Center Tokyo, o Center Hospital of the National Center for Global Health and Medicine, o Tokyo Nishi Tokushukai Hospital, o International University of Health and Welfare Mita Hospital, o Tokyo Saiseikai Central Hospital, o Toranomon Hospital e o Tokyo Takanawa Hospital.

Subsídios a instituições médicas que atendem a certos padrões para lidar com estrangeiros

Em um programa separado, o governo metropolitano fornecerá subsídios a instituições médicas que atendem a certos padrões para lidar com pacientes estrangeiros.

As instituições que atenderem aos critérios, como sinalização em língua estrangeira e informação em sites, serão elegíveis para receber até 500.000 ienes ($4.560) em subsídios. O governo metropolitano espera que 180 instituições médicas se tornem elegíveis para os subsídios durantes os 3 anos até março de 2020.

Curso de inglês para enfermeiras e aumento de intérpretes em serviços de videochamadas

Respondendo à orientação do governo metropolitano, a Associação de Enfermagem de Tóquio lançou um curso de língua inglesa para seus membros.

A associação planeja fornecer “enfermeiras de apoio” durante as olimpíadas de Tóquio em 2020 e está trabalhando para garantir que cerca de 700 profissionais realizem o curso no ano fiscal de 2017. O curso focará em termos médicos e frases usadas para perguntar aos pacientes sobres seus sintomas e primeiros tratamentos.

Enquanto isso, o Instituto do Japão para Saúde Global (JIGH na sigla em inglês), uma organização com sede em Tóquio que tem foco em questões relacionadas à saúde, aumentará o pessoal em seus serviços de videochamada em cerca de 40%, para 400 intérpretes, até 2020, alta dos atuais 280.

A expansão focará em intérpretes especializados em português e espanhol, de acordo com um representante do JIHG. Para se tornar um intérprete médico qualificado são necessários pelo menos 3 anos de treinamento, devido à extensão exigida de conhecimentos médicos e habilidades linguísticas.

Pacientes estrangeiros que busca serviços médicos em outras línguas além do japonês está em alta

O número de pacientes estrangeiros que busca serviços médicos em outras línguas além do japonês está em alta. O governo metropolitano de Tóquio oferece um serviço por telefone que encaminha os não falantes de japonês a instituições médicas linguisticamente capazes. No ano fiscal de 2016, o serviço, que cobre os idiomas inglês, chinês, coreano e outras 2 línguas, gerenciou cerca de 8.500 solicitações, alta de mais de 80% em comparação há 5 anos.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!