Milhões de ienes embrulhados em jornal encontrados no lixão

Mulher que separava os itens do lixo não queimável encontrou uma caixa típica japonesa com milhões de ienes embrulhados em jornal.

Milhões de ienes embrulhados em jornal são encontrados dentro de uma caixa de 3 andares no lixão (imagem ilustrativa)

A coleta do lixo não queimável é realizada 2 vezes por mês e segunda-feira (14) era uma das datas. O ponto de coleta é comunitário e voluntários efetuam a classificação desses descartes. Uma mulher na faixa etária dos 70 anos fazia a classificação, por volta das 7h00, quando viu uma típica caixa de madeira japonesa em andares (jubako).

Publicidade

Curiosa, ela resolveu abri-la para ver o que tinha dentro. Para sua surpresa encontrou pacotes embrulhados em jornal. Segundo outra testemunha, as folhas de jornal eram de 2005.

Milhões de ienes em maços

De acordo com essa testemunha, os milhões de ienes não eram de cédulas novas. Mas estavam todas empacotadas como saem do banco, com as tiras envolvendo-as.

O local desse ponto de coleta é onde ficam os spas (onsen) da cidade turística de Kaga (Ishikawa). “O que será que tem dentro? Quando abri, era dinheiro”, disse a mulher que encontrou a caixa de 3 andares.

Ela contou para a reportagem da TBS que havia 20 milhões de ienes, com maços rotulados com o carimbo do Banco Hokkoku.

Como os vizinhos começaram a chegar para descartar seus lixos, isso os deixou assustados e decidiram chamar a polícia.

“Levei um susto! Imagina ter dinheiro dentro da caixa. Espero que encontrem logo o dono dessa quantia”, disse a idosa que a encontrou, para a reportagem da NHK.

Fontes: TBS e NHK
Foto: Wikipedia/Zuu Online

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Família peruana que seria deportada implora para permanecer no Japão

Publicado em 15 de agosto de 2017, em Comunidade, Crime

Família peruana entra com ação na justiça japonesa para requerer a permanência no país. Veja o drama da mãe que apela para a consideração humanitária.

Mãe e grupo de apoio durante a coletiva de imprensa em 28 de setembro do ano passado (Sankei News)

Uma família sem permissão para continuar residindo no Japão chamou à atenção da mídia japonesa. A mãe, Nelly Judith J. Moreno, 51, e seus 2 filhos entraram com uma ação no Tribunal do Distrito de Osaka. Eles requerem a permanência no Japão, ainda que tenham recebido notificação do Departamento de Imigração de que seriam deportados nas férias escolares de verão. A audiência foi nesta terça-feira (15), onde a mãe implorou autorização de permanência especial.

Publicidade

Não temos para onde voltar. Nem sabemos falar espanhol. O meu lugar é no Japão”, clamou a filha, segundo o noticiário MBS.

Pai deportado

Nelly tem 2 filhos, sendo a mais velha com 15 anos e estudante do primeiro ano colegial. Seu segundo filho tem 14 e é estudante do segundo ano ginasial. Eles residem na província de Osaka. A mídia não informou em que cidade.

O motivo da deportação é que o marido, 60, foi preso em 2011, por estar vivendo ilegalmente no país. Ele veio ao Japão em 1991. Apesar dele ter entrado com pedido de permanência no tribunal, isso foi negado e foi deportado em setembro do ano passado. Assim, toda a família se tornou alvo do mesmo procedimento.

Mãe que seria deportada implora

Segundo o noticiário MBS, Nelly entrou no Japão em 1994 com passaporte em nome de outra pessoa. O marido já se encontrava no país e os dois filhos nasceram aqui.

Ela apela à justiça uma consideração humanitária já que para seus filhos “o Japão é a pátria deles. Se forem deportados há riscos de danos irreparáveis e significativos no crescimento saudável deles”, reproduziu o Sankei News.

Um grupo de apoio à mãe explicou ao jornal que “é extremamente incomum um pai ser deportado deixando a família no país. Os filhos só conseguem falar o básico, como os cumprimentos em espanhol. Ela e seus filhos querem continuar vivendo no país”.

Fontes: MBS e Sankei News
Foto: Sankei News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!