Consumidores poderão sacar dinheiro em caixas de supermercado

O novo serviço estará disponível nos caixas de supermercados em cidades pequenas, onde os ATMs são escassos.

O novo serviço estará disponível nos caixas de supermercados e lojas de eletrônicos em áreas mais afastadas, onde os ATMs são escassos (imagem ilustrativa/ YouTube/ikinamo)

Com início em abril do próximo ano, os consumidores poderão sacar dinheiro em certos caixas de estabelecimentos comerciais, soma que será retirada diretamente da conta bancária do usuário.

Publicidade

O novo serviço estará disponível nos caixas de pagamento de estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas de eletrônicos, e poderá estar em alta demanda para residentes em áreas rurais, onde os caixas eletrônicos (ATMs) são escassos. Contudo, os estabelecimentos deverão atualizar seus caixas para oferecer o serviço e algumas questões terão que ser tratadas antes do serviço se tornar comum no Japão.

Muitas instituições financeiras no Japão já oferecem um serviço de cartão de débito (J-Debit) com o pagamento debitado diretamente das contas bancárias dos consumidores. Com a aplicação do sistema, os clientes poderão sacar dinheiro no caixa, com a quantia retirada diretamente de suas contas pessoais.

A quantia pode ser sacada em uma única transação que, provavelmente, será estabelecida a partir de 1.000 ienes a dezenas de milhares de ienes. A tarifa para o cliente usar o serviço vai variar em cada estabelecimento comercial, mas é provável que seja gratuita ou a mesma cobrada nos caixas eletrônicos (ATMs).

Nesta primavera, a Agência de Serviços Financeiros revisou os regulamentos bancários a fim de melhorar a conveniência para os clientes, permitindo a eles sacarem dinheiro em locais além de bancos e caixas eletrônicos.

Dentre os principais bancos, o Mizuho Bank decidiu introduzir o serviço.

Nos Estados Unidos esse tipo de serviço já é comum. Em Manhattan (Nova York) os consumidores, normalmente, visitam um mercado para sacar cerca de 100 dólares (11.000 ienes) ou menos. Algumas pessoas sacam dinheiro quando fazem compras, já outras acham inconveniente ir até os ATMs, disse o proprietário de uma loja.

Atualmente há cerca de 560.000 terminais J-Debit em todo o Japão, em locais que incluem lojas de departamento e de eletrônicos. No Japão, o dinheiro contou por cerca da metade de todos os pagamentos para compras pessoais no ano fiscal de 2015, de acordo com uma das principais operadoras de cartão de crédito, a Credit Saison Co.

Muitos consumidores continuam pagando em dinheiro devido à preocupação sobre possíveis vazamentos de informação pessoal com o uso de cartões de crédito e dinheiro eletrônico. Portanto, um certo nível de exigência é esperado para o serviço de saque de dinheiro nos caixas de estabelecimentos comerciais.

Fonte: Yomiuri
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Os melhores castelos para visitar no Japão em 2017

Publicado em 30 de agosto de 2017, em Conhecendo o Japão

O maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor, divulgou a lista dos 20 melhores castelos no Japão para visitar em 2017. Confira!

Castelo de Himeji (sup. à esq.), Castelo de Shuri (supe. à dir.), Ruínas do Castelo Nakijin (inf. à esq.) e Castelo de Osaka (inf. à dir.)

Castelos foram construídos no Japão desde os tempos antigos. Uma necessidade particular para castelos aumentou no século 15 após a autoridade do governo central ter enfraquecido e o Japão ter caído em uma era caótica de estados beligerantes (sengoku jidai). Durante essa época, o Japão consistia de dezenas de pequenos estados independentes que combateram entre si e construíram pequenos castelos nos topos de montanhas com propósitos de defesa.

Publicidade

Quando Obu Nobunaga restaurou a autoridade central no Japão na segunda metade do século 16 e seu sucessor Toyotomi Hideyoshi completou a unificação do Japão, muitos castelos maiores foram construídos em todo o país. Ao contrário dos castelos anteriores, eles foram construídos nas planícies ou em pequenas colinas nas planícies, onde eles serviam como sedes administrativa e militar de uma região e um símbolo de autoridade. Eles se tornaram os centros de “cidades castelo”.

Após o final da era feudal (1868), muitos castelos foram destruídos como relíquias inapropriadas do passado ou foram perdidos na Segunda Guerra Mundial. Somente uma dezena de “castelos originais” sobrevivem hoje. Além disso, várias dezenas de castelos foram reconstruídos nas últimas décadas, sendo que o material usado na maioria deles foi o concreto ao invés de materiais tradicionais de construção.

Confira a lista dos 20 melhores castelos no Japão para visitar em 2017, de acordo com o maior site de avaliações de viagens do mundo, o TripAdvisor. Confira!

20- Uwajima Castle (宇和島城 Uwajima-jo)
Província de Ehime
Localização, veja aqui
O Castelo Uwajima é considerado um dos 12 castelos originais restantes no Japão. Ele foi originalmente construído em 1595 e passou por grandes reformas em 1671 e sustentou alguns danos na 2ª Guerra Mundial, mas continua essencialmente intacto hoje.

Uwajima Castle (Wikimedia/Vickerman625)


19- Osaka Castle (大阪城 Osaka-jo)
Província de Osaka
Localização, veja aqui
O Castelo de Osaka é considerado o símbolo da cidade e é um lugar incrível para aprender sobre a rica história de Osaka e um bom local para caminhada.

Osaka Castle (Bank Image)


18- Oka Castle Ruins (岡城跡 Oka-joshi)
Província de Oita
Localização, veja aqui

Este é um dos castelos no Japão que não foram restaurados. Localizado na cidade de Taketa, o castelo foi construído originalmente em 1185 por uma importante figura histórica no Japão, Minamoto no Yoshitsune. Esse castelo estava essencialmente intacto até os terremotos e incêndio terem destruído a maior parte dele no final dos anos 1700. Não há muito o que olhar agora, mas há muita história para aprender sobre e muita natureza para ver.

Oka Castle Ruins (Wikimedia/Own Work)


17- Marugame Castle (丸亀城 Marugame-jo)
Província de Kagawa
Localização, veja aqui

Este castelo está preservado no parque Kameyama. Não muitas estruturas estão intactas hoje, mas  é muito impressionante observá-lo de perto a a longa distância.

Marugame Castle (Wikimedia/ 663highland)


16- Ozu Castle (大洲城 Ozu-jo)
Província de Ehime
Localização, veja aqui

Este castelo vale a pena conhecer porque ainda tem suas armações originais do século 16. Muitas outras partes do castelo sofreram grandes danos na Segunda Guerra Mundial.

Ozu Castle (Wikimedia/ As6673)


15- Kochi Castle (高知城 Kochi-jo)
Província de Kochi
Localização, veja aqui

O castelo de Kochi é um dos mais elaborados da lista e tem um impressionante portal de rocha, belos jardins interiores e uma bela vista da cidade.

Kochi Castle (Wikimedia/663highland)


14- Shuri Castle (首里城 Shuri-jo)
Província de Okinawa
Localização, veja aqui

Historicamente, Okinawa teve uma cultura bem diferente de outras partes do Japão, sendo assim, o castelo de Shuri tem uma aparência bem diferente de outros castelo no Japão. Seu exterior é vermelho vivo.

Shuri Castle (Bank Image)


13- Gujo Hachiman Castle (郡上八幡城 Gujo Hachiman-jo)
Província de Gifu
Localização, veja aqui

O Gujo Hachiman fica no castelo de Hachiman. Ele foi construído em 1559 e demolido em 1871 durante a REstauração Meiji, então, esse não é o castelo original. Mesmo assim, é um bom local para vivenciar a história e para uma boa caminhada.

Gujo Hachiman Castle (Japan Guide)


12-  The East Garden of the Imperial Palace (Edo Castle Ruins)
Província de Tóquio
Localização, veja aqui

Não há tantas coisas para se ver nesse castelo, mas o que importa é a história, correto? Esse castelo é onde Tokugawa Ieyasu estabilizou o shogunato Tokugawa (ditadura feudal estabelecida no Japão em 1603), um ponto central na história japonesa. Então, enquanto você estiver visitando o atual Palácio Imperial, dê uma passadinha nesse marco como um assentimento a alguns acontecimentos que levaram o Japão onde ele está hoje.

The East Garden of the Imperial Palace (Japan Guide)


11- Nagoya Castle Ruins (名護屋城 Nagoya-jo)
Província de Saga
Localização, veja aqui

Não, este não é o de Nagoia como você está pensando. Essas ruínas do castelo de Nagoia estão localizadas na província de Saga, na ilha de Kyuhsu. Não há muito o que se ver do que restou, mas o local é bem popular para apreciar as flores de cerejeira na primavera.

Nagoya Castle Ruins (Saga Travel Support)


10- Nagasuku Castle Ruins (中城城 Nagasuku-jo)
Província de Okinawa
Localização, veja aqui

As ruínas do castelo de Nagasuku estão localizadas na vila de Kitanagusuku em Okinawa. Sua história se estende ao século 14 e hoje é um patrimônio mundial da UNESCO.

Nakagusuku Castle Ruins (Wikimedia/663highland)


9- Kumamoto Castle (熊本城 Kumamoto-jo)
Província de Kumamoto
Localização, veja aqui

Esse castelo tem uma rica história e beleza estonteante com seu exterior na cor preta. Contudo, infelizmente, o castelo de Kumamoto sofreu grandes danos durante os terremotos que afetaram a região em 2016, mas esforços estão em curso para restaurá-lo. Como resultado, partes do castelo estão fechadas para os visitantes, mesmo assim, não o tire da sua lista!

Kumamoto Castle (Wikimedia/663highland)


8- Nakijin Castle Ruins (今帰仁城跡 Nakijin joato)
Província de Okinawa
Localização, veja aqui

Apesar de ter poucas muralhas restantes, as que ainda estão de pé são totalmente pitorescas.

Nakijin Castle ruins (Okinawa Story)


7- Katsuren Castle Ruins (勝連城 Katsuren-jo)
Província de Okinawa
Localização, veja aqui

As ruínas do castelo de Kasturen são impressionantes no teor de que as muralhas que restam ainda estão intactas. As ruínas também foram notícia recentemente quando moedas romanas foram escavadas em 2016, no primeiro caso de relíquias romanas descobertas no Japão.

Katsuren Castle (Wikimedia/kanegen)

 


6- Matsue Castle (松江城 Matsue-jo)
Província de Shimane
Localização, veja aqui

Este é um dos 12 castelos originais restantes no Japão, e um dos poucos com exterior na cor preta. A visita nesse castelo é interessante porque você tem a opção de visualizá-lo a bordo de um barco, que percorre o perímetro do castelo.

Matsue Castle (Wikimedia/ David.Monniaux)


5- Nijo Castle (二条城  Nijo-jo)
Província de Quioto
Localização, veja aqui

Foi Tokugawa Ieyasu que o mandou construir em 1603. É constituído por dois círculos concêntricos de fortificações contendo dois palácios, o Palácio Ninomaru (二の丸) e o Palácio Honmaru (本丸), diversos edifícios de apoio e vários jardins.

Nijo Castle (Japan Guide)


4- Bitchu Matsuyama Castle (備中松山城 Bitchu Matsuyama-jo)
Província de Okayama
Localização, veja aqui

Este é um dos 12 castelos originais no Japão, originalmente construído no ano de 1240. Um fato sobre ele: é conhecido como o castelo localizado na elevação mais alta acima do nível do mar no Japão.

Bitchu Matsuyama Castle (Wikimedia/Reaggaeman)


3- Matsuyama Castle (松山城 Matsuyama-jo)
Província de Ehime
Localização, veja aqui

Para chegar até este castelo, basta pegar um teleférico. Ele foi construído originalmente em 1603, mas quase toda sua estrutura original se queimou após ter sido atingida por um raio e 1784.

Matsuyama Castle (Wikimedia/Jyo81)


2- Matsumoto Castle (松本城 Matsumoto-jo)
Província de Nagano
Localização, veja aqui
Confira aqui uma matéria realizada no local pela equipe do Portal Mie

Localizado na província de Nagano, o Matsumoto-jo é um dos mais belos e completos castelos originais do Japão e está entre os principais do país, juntamente com o Castelo de Himeji e o Castelo de Kumamoto.

Matsumoto Castle (Portal Mie)


1-  Himeji Castle ( 姫路城 Himeji-jo)
Província de Hyogo
Localização, veja aqui

Também conhecido como Hakuro-jo ou Shirasagi-jo devido ao seu brilhante exterior branco, é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, o número da lista de castelo para visitar em 2017!

Himeji Castle (Wikimedia/Reggaeman)


Fonte: Rocket News/ TripAdvisor

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!