Portos no Japão serão inspecionados após aparecimento de formiga venenosa

As perigosas formigas-de-fogo vieram dentro de um contêiner da China, e as autoridades irão fiscalizar diversos portos pelo Japão. Saiba mais.

As formigas-de-fogo foram encontradas pela 1ª vez no Japão no dia 26 de maio (NHK)

O governo japonês pediu às operadoras de 125 portos em todos o país para realizar verificações nos locais à procura de formigas-de-fogo (ヒアリ hiari), após um caso em uma cidade no oeste do Japão.

Publicidade

O Ministério da Terra e Infraestrutura disse que as inspeções devem focar em áreas onde cargas vindas da China foram manejadas.

No dia 26 de maio, centenas de formigas-de-fogo foram encontradas em um contêiner que veio de um porto da província chinesa de Guangdong.

O contêiner foi descarregado no Porto de Kobe e transportado para a cidade de Amagasaki, ao leste. Essa é a primeira vez que a espécie foi encontrada no Japão.

Na sexta-feira (16), cerca de 100 outras dessas formigas foram encontradas em uma área de armazenamento de contêineres no mesmo porto.

As formigas-de-fogo são originárias da América do Sul. Sua picada pode causar choque anafilático, o que pode resultar em morte.

Há 8 anos, o Ministério do Meio Ambiente do Japão emitiu um panfleto sobre a ameaça que a espécie representa. O ministério designa as formigas-de-fogo como uma espécie exótica especial, e podem ser encontradas na Austrália, China e Taiwan.

Uma vez colonizadas, essas formigas afastam as espécies nativas, e expandem seu habitat. Em Taiwan, as formigas-de fogo se espalharam a uma extensão que se tornou muito difícil erradicá-las. De acordo com o ministério, o extermínio no estágio inicial é crucial.

Kazuo Somiya, agente do ministério, disse que as formigas-de-fogo não se espalharam em uma ampla área do Japão, então, o governo tomará medidas preventivas o mais rápido possível.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Carro de família brasileira pega fogo em rodovia de Mie

Publicado em 20 de junho de 2017, em Comunidade

Uma família de brasileiros passou sufoco na Rota 1 em Mie, quando seu carro pegou fogo. Veja mais.

A van de uma família de brasileiros pegou fogo no sábado (17) na rota 1, por volta das 14h, na ponte que interliga as cidades de Kuwana (Mie) e Yatomi (Aichi). A família, que preferiu não se identificar, reside em Nagahama (Shiga) e estava em passeio com familiares de Mie. No momento do incêndio eles estavam em 7 pessoas no carro, sendo 2 crianças.

Publicidade

Segundo o relato da família, eles sentiram um forte cheiro de queimado dentro do carro, que estava de janelas fechadas devido ao uso do ar condicionado. O motorista à principio pensou que o cheiro vinha de fora, mas todos se assustaram quando a fumaça tomou conta do interior do veículo.

Foto cedida pela família

Eles então pararam o carro e saíram, mesmo estando em uma ponte. O fogo logo se alastrou pelo carro, e a família atônita acompanhou tudo de fora do veículo.

A mãe das duas crianças disse que ficou desesperada pois as duas inalaram muita fumaça. “Um japonês nos alertou para correr para longe, pois havia perigo de explosão. Corremos e nem tive tempo de pegar minha bolsa, que continha todos os meus documentos e das crianças” – relatou aflita.

Os bombeiros demoraram cerca de 20 minutos para chegar ao local, que estava congestionado devido ao incêndio.

O fogo só foi controlado alguns minutos depois da chegada dos bombeiros. Segundo os policiais que acompanharam o caso, o laudo completo com as possíveis causas do incêndio demorará em torno de 30 dias.

Os 5 adultos e 2 crianças que estavam no carro estão bem, apesar do susto que passaram.

A mãe deixou um alerta, que caso sentir cheiro de queimado enquanto estiver dirigindo, parar imediatamente, mesmo que estiver em local inadequado. E os danos podem ser minimizados.

Abaixo o vídeo dos bombeiros controlando o incêndio:

Imagens: cedidas

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!