Recorde das crianças que necessitam de classe especial do idioma japonês, 1/4 é brasileira

¼ dos estudantes que necessitam de auxílio no idioma japonês são brasileiros, conforme a estatística do governo japonês. Confira!

Imagem ilustrativa de crianças indo para a escola (Pixabay)

O número de crianças – japonesas e estrangeiras – que não possuem habilidades para compreender as matérias oferecidas nas salas de aula e para a comunicação do dia a dia, cresceu e tornou-se histórico. É o que mostra a estatística divulgada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.

Publicidade

Os dados para essa estatística foram coletados em todas as escolas públicas, do shogakko, chugakko e koukou (primário, ginásio e colegial) de todo o país, no ano passado (2.016). São 43.947 crianças e adolescentes que necessitam de atenção especial no idioma japonês. Desse número 34.335 são estrangeiras.

Quase 10 mil são crianças japonesas 

Dentre esse universo de quase 55 mil crianças, 9.612 possuem nacionalidade japonesa. Houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior (2.015). Observou-se que são crianças cujos pais não falam o idioma japonês em casa, porque um deles é de outro país. Outro motivo é que a vivência em outro país foi longa e usava outro idioma.

em laranja claro são os alunos estrangeiros e, em escuro, são os japoneses (Asahi)

¼ que necessita de reforço do idioma japonês é brasileira: quase 9 mil

A soma das crianças brasileiras e chinesas foram a metade dos alunos que necessitam de reforço por não compreenderem o idioma japonês. Desse universo, 25,6% é de estudantes brasileiros, 23,9% de chineses, 17,6% de filipinos e 10,5% de língua espanhola.

Ou seja, são 8.790 crianças e adolescentes brasileiros, em todo o país. 

Observando separadamente por províncias, onde há mais estrangeiros, obviamente, há também maior número de crianças e adolescentes que precisam aprender o idioma japonês. Confira o número de estudantes pelas 5 províncias top:

  1. Aichi: 7.277
  2. Kanagawa: 3.947
  3. Tóquio: 2.932
  4. Shizuoka: 2.673
  5. Osaka: 2.275

Os números mostram que 77% das crianças e adolescentes estrangeiros já recebem reforço ou classe especial do idioma japonês. Com o aumento do número desses alunos, as escolas estão com dificuldade de alocar professores e tempo para isso. Dois grandes motivos é a falta de professores para essas classes e a dificuldade de coordenar as agendas das classes e horários.

 

Fonte: divulgação e Asahi Shimbun
Imagens: Asahi e Pixabay

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio de grande proporção deixa muitos feridos em Londres

Publicado em 14 de junho de 2017, em Notícias do Mundo

Um grave incêndio em prédio de 27 andares de Londres deixou muitos feridos. Veja mais.

Por volta da 1h00 do dia 14, um edifício de 27 andares localizado no oeste de Londres começou a pegar fogo. O incêndio se alastrou e todo o prédio ficou coberto por chamas.

Publicidade

Quarenta ambulâncias e 200 bombeiros foram acionados. Contudo, mesmo após três horas de atividade, o fogo ainda não havia sido extinto. Segundo a polícia, houve muitos feridos no incidente, principalmente por inalação da fumaça.

As mídias locais informaram que ainda havia pessoas presas dentro do prédio. Os residentes próximos ao local foram evacuados porque a parede externa do arranha-céu estava desabando.

As imagens tiradas do incidente mostram o prédio em chamas e a fumaça negra subindo aos céus.

Segundo a homepage da empresa de gestão do arranha-céu, o prédio foi construído em 1974 e possui 120 apartamentos. O prédio estava passando por uma grande reforma para renovar o sistema de aquecimento, trocar as janelas e reformas nas paredes.

Não foram publicadas informações sobre a estimativa de mortos e feridos nem sobre a causa do incêndio.

Fonte: NHK News
Imagens: Sankei Shimbun e NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!