Cuidado com chuvas intensas em ampla área do Japão

Tanto as regiões leste quanto oeste estão sob chuvas intensas nesta sexta-feira, com previsão estendida para sábado.

Rajadas de vento e chuvas intensas em ampla área (NHK)

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou na manhã desta sexta-feira (30) que uma ampla área do país está sob chuvas intensas. Nas províncias de Nagasaki e Hiroshima foram emitidos alertas de evacuação pela manhã, por conta do risco de deslizamento em função das chuvas históricas registradas em algumas cidades. Apesar dos alertas terem sido cancelados em seguida, a AMJ adverte a população para ficar atenta aos comunicados locais.

Publicidade

Onde as chuvas são intensas há riscos de deslizamentos, enchentes dos rios, enxurradas, raios e até de tornado. O encontro das massas de ar quente e úmido vindas do sul com a que cobre a área oeste do país, causou instabilidade em ampla área.

Em Minato-cho (Fukuoka) as fortes rajadas de vento, na noite de quinta-feira (29), causaram danos como remoção de telhados de residências, quedas de estátua e até de um poste com espelho de sinalização de trânsito.

Deslizamento registrado pela NHK

Chuvas prosseguem até sábado

A cidade de Iki (Nagasaki) registrou mais de 430mm de volume pluviométrico, nas últimas 24 horas. Esse é um volume histórico, desde 1.977, quando se iniciaram a coleta de dados.

Há risco de chuvas intensas, com volume superior a 50mm/h, em locais como Seto Inland, na região Chugoku, norte de Kyushu e Yamaguchi. Também estão previstos raios e rajadas de vento nessas localidades.

Há previsão de grande volume de chuva da AMJ, até a manhã de sábado (1º de julho):

  • 150mm: norte de Kyushu
  • 120mm: região Chugoku
  • 100mm: Kinki
Fonte e fotos: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão estuda pagar exames para moradores de danchi feitos com material cancerígeno

Publicado em 30 de junho de 2017, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Mais de 230.000 pessoas podem ter sido expostas à materiais cancerígenos em danchis, e o governo pretende pagar exames de saúde aos moradores. Saiba mais.

Habitações públicas em Saitama (imagem ilustrativa/Wikimedia)

O governo japonês poderá financiar exames de saúde para residentes de apartamentos de habitações públicas (danchi) que foram construídas com asbestos, um material perigoso resistente ao calor.

Publicidade

No início deste mês, uma pesquisa conduzida pela NHK e por um grupo de ajuda a pacientes com doenças relacionadas ao amianto (ou asbesto), descobriram que o material prejudicial foi usado em ao menos 22.000 apartamentos de habitações públicas em todo o Japão. Segundo especialistas, mais de 230.000 pessoas podem ter sido expostas.

O Ministério do Meio Ambiente está considerando pagar pela realização de exames de saúde para tais residentes se eles forem conduzidos por governos locais.

O material prejudicial foi usado em ao menos 22.000 apartamentos de habitações públicas em todo o Japão (NHK)

A inalação de amianto pode levar a problemas de saúde e causar câncer no pulmão, assim como um tipo de câncer chamado mesotelioma, que se desenvolve no revestimento dos pulmões, abdômen ou coração.

O ministério já notificou todos os centros públicos que eles devem responder a qualquer dúvida das pessoas preocupadas sobre possível exposição e recomendar exames de saúde àquelas que podem ter inalado amianto.

Em 2005, a fabricante de máquinas Kubota decidiu pagar indenização às pessoas expostas ao amianto produzido pela sua fábrica na cidade de Amagasaki (Hyogo). Até agora, mais de 300 residentes que moram perto da fábrica morreram no caso que envolveu a fábrica da Kubota.

O caso, conhecido como “Kubota Shock” levou o governo central a oferecer exames de saúde gratuitos àqueles que moram nas proximidades de fábricas que produzem amianto.

Clique aqui e acesse a página para verificar as informações e nome dos danchis (apenas em japonês).

Fonte: NHK
Imagens: NHK, Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!