Super descoberta no Japão: homens da Idade da Pedra Lascada viveram em Okinawa

Foram encontrados ossos humanos da Idade da Pedra Lascada na ilha de Ishigaki. Isso acrescenta uma página na história do Japão. Saiba os detalhes.

sítio arqueológico em Ishigaki (Okinawa), a 1km da praia e os ossos de 27 mil anos atrás (Asahi)

Os arqueólogos que trabalham no projeto anunciaram na sexta-feira (19) terem encontrado os ossos humanos mais antigos do Japão, nas ruínas da Caverna Shirahosa Onetabaru, em Ishigaki (Okinawa). Encontraram, pelo menos 19 esqueletos humanos do Período Paleolítico.

Publicidade

A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Arqueologia da Província de Okinawa e a descoberta do cemitério do Período Paleolítico caracteriza ser uma das maiores do mundo. “Esta descoberta de primeira classe poderá mostrar a comparação da rota da movimentação dos povos antigos, além do método de sepultamento das pessoas da Idade da Pedra Lascada”, anunciaram.

O sítio arqueológico fica a cerca de 1Km da costa leste da ilha de Ishigaki e a 30 metros de altitude, no local onde está sendo construído o novo aeroporto. No período de 2.012 a 2.016 de escavações na caverna, para a pesquisa, já foram encontrados mais de mil ossos humanos. Os ossos foram submetidos à medição da idade por radiação de carbono e chegou-se à conclusão de que são datados de 27 mil anos atrás.

esqueleto quase completo de um homem da Idade da Pedra Lascada

Dentre todos os ossos, foram encontrados 2 com o sistema quase que completo, além de outros 2 que poderão ter uma eventual recuperação do crânio. O esqueleto em melhor estado de conservação é de um homem mais velho, com 1,65 metro de altura.

Mais uma página na história do Japão: Idade da Pedra Lascada

Até essa descoberta, os pesquisadores tinham encontrado os ossos mais antigo do país, datados de 22 mil anos atrás, chamados de Homem de Minatogawa, na parte sul da ilha principal. Os pesquisadores indicam que os homens da Idade da Pedra Lascada eram 10 cm mais altos que os de Minatogawa.

O diretor do centro de pesquisa se pronunciou durante o anúncio “é uma descoberta importante, a qual inclui uma nova página na história evolução humana do Japão”.

Com essa descoberta, os pesquisadores supõem que os mortos não eram enterrados, mas teriam usado o sistema de sepultamento aéreo (o corpo fica exposto). Os ossos humanos foram encontrados sobre as rochas em posição supina (deitado com a face para cima), com os joelhos dobrados de forma que ficassem próximos ao peito e os cotovelos dobrados de forma a aproximar as duas mãos ao rosto.

Os pesquisadores estimam que o local para a vida cotidiana era separado do outro, para as sepulturas.

Fontes: Sankei, Nikkei e Asahi
Imagens: Nikkei e Asahi/Globe

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Saiba sobre o selo nos produtos alimentícios voltados para a saúde

Publicado em 22 de maio de 2017, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Você já deve ter visto o selo em produtos e bebidas voltadas para a saúde.

Produtos com selo da saúde

A Agência Nacional dos Assuntos do Consumidor tem uma lista de mais de mil produtos alimentícios industrializados com as marcas que identificam que tipo de manutenção ou ação têm sobre a saúde.

Publicidade

Até 2015 era comum ver apenas os selos 栄養機能食品 (eiyo kino shokuhin), o que significa alimento funcional para nutrição. Esse selo ainda é visto, especialmente em suplementos.

Esses produtos não podem induzir o consumidor a comprar por conta das “curas”, já que não são considerados medicamentosos. Portanto, no verso da embalagem devem constar a composição de cada um.

Por exemplo, quais são os minerais ou vitaminas contidas nele. O fabricante deve indicar a quantidade a ser ingerida e apenas descrever os benefícios. Por exemplo, se for cálcio, que ele é benéfico para a saúde dos ossos e dentes. Nada mais. Se você lê japonês pode tocar aqui

Selo tokuho, o que é isso?

Desde abril de 2015, foram criados outros selos para designarem que se tratam de produtos alimentícios especificados para a manutenção da saúde, chamados popularmente de トクホ (tokuho) ou 特定保健用食品 (tokutei hokenyou shokuhin), além de outros para indicar produtos específicos para a maternidade, alimentação hospitalar e outros, que não são alvos desta matéria.

Para a obtenção do selo tokuho, o fabricante precisa enviar um protocolo detalhado para a Agência informando todos os princípios ativos e o impacto ou benefício dos mesmos na manutenção da saúde do consumidor.

Selo até na Coca-Cola ou na Pepsi?

Sim, até mesmo bebidas como a Coca-Cola e Pepsi obtiveram esse selo. Assim como a Coca-Cola Plus, chás e cafés diversos, bebidas lácteas, gelatinosas, cup noodles, sucos, chicletes e muitos outros se comprometem com o consumidor de que algum benefício ele oferece.

Para identificar quais são esses produtos industrializados o selo é de um boneco de braços abertos (veja na imagem).

O fabricante deve descrever qual é o benefício que seu produto pode promover. Por exemplo, um determinado chá oolong promete ter mais polifenol (70 mg) e que ajuda na não absorção da gordura. Um outro chá, verde, tem no rótulo a frase “facilita o consumo da gordura”. Um outro chá descreve “para quem se preocupa com a taxa de glicemia após a refeição”.

Enfim, cada um desses produtos indica o princípio ativo e o seu benefício. Para compreender cada um deles há duas formas: saber ler japonês ou usar o Google Tradutor, tirando foto da frase para ser traduzida.

Atenção em relação aos produtos com o selo

Esta matéria não tem como objetivo estimular os leitores à compra desses produtos. A intenção é de explicar que produtos são esses por conta de um leitor que enviou esse pedido para a redação.

Dessa forma, a matéria é apenas esclarecedora e a decisão de compra ou não vai depender do que você pensa sobre o assunto.

Selo: explicação oficial

De acordo com a Agência Nacional dos Assuntos do Consumidor, “o Tokutei Hokenyou Shokuhin é um alimento que identifica o que se pode esperar com o propósito voltado para algum aspecto da saúde em particular.

Contém princípios ativos funcionais para a manutenção da saúde (componentes envolvidos) que afetam as funções fisiológicas do corpo.

Ao contrário de outros chamados de suplementos, o efeito na saúde foi cientificamente investigado em pesquisas com seres humanos usando o produto alimentício, o qual tem definido qual é a ingestão adequada.

Além disso, a eficácia e segurança foram revisadas pelo país, para cada produto individualmente.

Para ajudá-lo a compreender a diferença entre um produto alimentício especificado para a manutenção da saúde e outros chamados simplesmente de produtos alimentícios, apresentamos aqueles cujos fabricantes forneceram informações sobre a eficácia e com base científica, além das informações de segurança”, descreve na sua página web.

A informação da Agência é de que até 20 de outubro de 2016 tem 1.253 produtos que receberam o selo. A instituição alerta que esses produtos alimentícios foram concebidos para aqueles que se preocupam com a saúde, observando que eles não promovem cura ou realizam processo de tratamento de doenças.

Esses produtos devem descrever no rótulo quais são os tipos de benefícios para a manutenção da saúde, como exemplo:

  • Recomendado para quem tem pressão alta
  • Recomendado para quem tem colesterol alto
  • Para quem se preocupa com o índice de glicemia
  • Dificulta a formação de cáries
  • Dificulta a formação de gordura no corpo
  • Para quem se preocupa com a saúde dos ossos
  • Ajuda a absorver os minerais no corpo
Fontes: HFNet e AAC  

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!