População de Tóquio continuará crescendo

Tóquio terá um grande aumento populacional, e capitais de províncias vizinhas registram diminuição. Veja mais.

A população de 3 áreas de Tóquio continuará crescendo após 2025 graças a um auge na construção de apartamentos e conveniência no acesso ao transporte (imagem ilustrativa)

Estima-se que a população de 3 principais áreas de Tóquio continuará crescendo após 2025, ano em que o número total de cidadãos na capital poderá diminuir, graças a um auge na construção de apartamentos e conveniência no acesso ao transporte.

Publicidade

Os bairros de Chiyoda, Chuo e Minato têm observado um grande fluxo de famílias com crianças e idosos e a população nesses locais poderá continuar crescendo até 2040, contudo, isso pode lançar desafios aos governos municipais em oferecer assistência adequada a esse público.

De acordo com uma estimativa do governo metropolitano de Tóquio, a população da capital poderá diminuir após atingir seu pico de 13.98 milhões em 2025. Entretanto, a população dos 3 bairros centrais poderá aumentar futuramente e atingir um total de cerca de 635.000 em 2040, alta de aproximadamente 40% a partir de janeiro de 2017.

Os três bairros tiveram redução populacional para subúrbios devido aos altos preços de terrenos no período de um acentuado crescimento econômico nas épocas de 1960-1970 e nos anos de pico da bolha econômica, no final de 1980.

Enquanto Tóquio continua atraindo população, províncias vizinhas têm visto um êxodo acentuado de pessoas jovens.

Mesmo nas capitais de Maebashi (Gunma) e Kofu (Yamanashi), a população vem diminuindo. Na cidade de Shizuoka uma estimativa populacional desde 1 de abril ficou abaixo de 700.000.

Fonte: Japan Today
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Início da imigração japonesa no Brasil é tema de exposição no MHIJB

Publicado em 10 de maio de 2017, em Brasil

Brasil: exposição conta a história da chegada dos primeiros imigrantes japoneses à bordo do Kasato Maru. Saiba os detalhes.

A visitação é gratuita, aos domingos, de 28 de abril a 18 de junho, tempo que durou a viagem do navio Kasato Maru, marco da imigração japonesa no Brasil

Publicidade

Ryo Mizuno (centro) em foto de família. (Crédito: MHIJB)

Em 1908, o navio Kasato Maru aportou em Santos, trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil. A história dessa viagem e os motivos que levaram 781 japoneses a se mudarem para o país estão na mostra “Ryo Mizuno, o homem que iniciou a imigração japonesa no Brasil e o seu diário de bordo do Kasato Maru”.

Em cartaz, na capital paulista, a exposição pode ser visitada gratuitamente, aos domingos, de 28 de abril a 18 de junho, período entre a partida e a chegada do navio Kasato Maru, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB).

A peça chave da exposição é o diário de viagem de Ryo Mizuno (1859-1951), japonês que trouxe a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil. Mizuno viveu no Japão na tumultuada época da Restauração Meiji que, entre outras mudanças, abriu os portos do país após mais de 200 anos de isolamento.

Chegada do Kasato Maru ao Brasil (Credito: MHIJB)

Mizuno nasceu samurai na transição da era feudal para a industrial. Ativista radical do Movimento pela Liberdade e Direitos do Povo, tornou-se presidente da empresa de emigração porque tinha uma visão voltada para o exterior. Depositou o seu futuro, da sua família e dos japoneses que migraram com ele nas terras além-mar.

A exposição mostra que é possível entender a imigração japonesa no Brasil como um processo histórico do século XX. Na época, o Japão sofria com a pressão demográfica e com a crise econômica, agravada pela guerra contra a China. Por outro lado, no Brasil, a escravidão tinha acabado de ser abolida e o país necessitava de mão de obra para trabalhar nas lavouras de café.

Rota do Kasato Maru em direção ao Brasil (Credito: Acervo MHIJB)

“Ao focar em um personagem e em suas ações, a exposição permite, ao visitante, obter compreensão maior de todo o processo histórico e social que motivou a imigração”, afirma Lídia Reiko Yamashita, vice-presidente da Comissão de Administração do MHIJB.

Esta é a primeira vez que o diário de bordo registrado por Mizuno se torna público na capital paulista. O documento foi transcrito e digitalizado para facilitar a leitura da caligrafia de Mizuno e dos kanjis mais antigos usados no texto e para ser manipulado eletronicamente.

Os visitantes ainda poderão acompanhar a trajetória do pioneiro e visionário Ryo Mizuno em dez painéis, fotos e entrevistas, além de descobrir curiosidades como a primeira cafeteria no Japão, o Café Paulista, montada, em Osaka, por Mizuno com o objetivo divulgar o café brasileiro no oriente.

A exposição traz algumas pinturas, como retratos de Mizuno feitos pelos artistas Jorge Mori e Carlos Kubo, além de objetos pessoais como os quimonos usados por Mizuno e peças fornecidas pela família.

Informações

Exposição: “Ryo Mizuno, o homem que iniciou a imigração japonesa no Brasil e o seu diário de bordo do Kasato Maru”
Duração: 5 de novembro de 2016 a 18 de junho de 2017
Visitação: Terça a domingo, das 13h30 às 17h
Entrada: R$ 10,00 (crianças, estudantes, mais de 60 anos: R$ 5,00); de 28 de abril a 18 de junho, aos domingos, a entrada é gratuita
Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo
Informações: (11) 3209-5465 / museu@bunkyo.org.br
www.museubunkyo.org.br
Patrocínio: Fundação Katsuzo Yamamoto

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa do MHIJB

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!