Robôs começam a substituir trabalhadores em empresas no Japão

Trabalhadores estão sendo substituídos por robôs em empresas de médio porte no Japão. Entenda o assunto.

Robôs trabalham lado a lado com funcionários na linha de montagem de uma fábrica em Kazo, Saitama (Reuters)

Desesperadas para suprir a crescente falta de trabalhadores no Japão, empresas de médio porte estão planejando comprar robôs e outros equipamentos similares para automatizar uma ampla variedade de tarefas.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco do Japão, empresas com capital de ¥100 milhões a ¥ 1 bilhão planejam aumentar em 17,5% o investimento no ano fiscal que teve início em abril, o maior nível em registros.

Não está claro o quanto desse valor será gasto em automatização, mas as empresas que vendem tais equipamentos dizem que os pedidos de robôs estão crescendo e que o governo japonês vê uma proporção maior de investimento sendo dedicado ao aumento da eficiência. Os lucros na maioria das fabricantes de robôs aumentaram no período de janeiro a março pela primeira vez em vários trimestres.

“Mais de 90% das empresas no Japão são de pequeno e médio porte, mas a maioria delas não está usando robôs”, disse Yasuhiko Hashimoto, que trabalha na divisão de robôs da Kawasaki Heavy Industries Ltd. ” Estamos surgindo com muitas aplicações e pacotes de produtos para alcançar essas empresas”.

Dentre os produtos está um robô de dois braços, de 1,70m de altura. Segundo a Kawasaki, as vendas desse tipo de robô estão indo bem porque ele pode ser adaptado a uma variedade de usos industriais por fabricantes de eletrônicos, processadoras de alimentos e empresas de medicamentos.

A Hitachi Construction Machinery disse que está recebendo muitas consultas sobre suas escavadeiras programadas por computador que usam um sistema de posicionamento global para cavar buracos que têm uma precisão dentro de centímetros e que podem reduzir o tempo de escavação pela metade.

Robôs e equipamentos que economizam mão de obra não são encontrados apenas na área industrial e da construção. Eles também estão sendo usados por fabricantes de bebidas e redes de hotéis.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão vai melhorar suas capacidades para interceptar mísseis balísticos

Publicado em 18 de maio de 2017, em Sociedade

Japão pretende melhorar sua capacidade de defesa contra mísseis, perante o aumento das ameaças da Coreia do Norte. Saiba mais.

O Norte melhora cada vez mais suas capacidades militares e o Japão deve considerar várias opções para proteger as vidas e propriedades das pessoas (NHK)

A Ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, disse que o governo tentará melhorar sua habilidade em interceptar mísseis balísticos.

Publicidade

Inada falou em uma sessão do comitê após o lançamento de míssil da Coreia do Norte no domingo.

Acredita-se que o míssil tenha sido disparado de um ângulo vertical mais alto em uma trajetória “lofted”, o que pode tornar a interceptação mais difícil.

Inada disse que a introdução de novos sistemas de mísseis antibalísticos no Japão provavelmente ajudarão a melhorar as capacidades de interceptação e que o governo vem conduzindo pesquisas sobre futuros métodos para pôr obstáculos aos mísseis, incluindo novos sistemas de defesa como o “Aegis Ashore”, uma versão com base em terra dos avançados sistemas de radar Aegis usados em navios.

A ministra tocou na proposta feita pelo Partido Liberal Democrata que o governo considere garantir permissão para que as Forças de Autodefesa ataquem bases inimigas.

Inada disse que a Coreia do Norte está melhorando suas capacidades militares rapidamente e que o governo precisa levar a proposta a sério, alavancar a dissuasão através da aliança EUA-Japão e considerar várias opções para proteger as vidas e a propriedades das pessoas.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!