Bebês deixados nos 10 anos de Akachan Post: 1 dos 125 é estrangeiro

O Akachan Post (local para deixar recém-nascidos) já salvou a vida de 125 bebês, dos quais 1 é estrangeiro. Saiba mais.

imagem ilustrativa de bebê recém nascido (Pixabay)

Criado com o nome original de Kounotori no Yurikago (こうのとりのゆりかご), o qual significa Berço da Cegonha, é conhecido também como Akachan Post. Essa instituição que acolhe o bebê que seria abandonado em qualquer lugar, foi criada por iniciativa do Hospital Jikei, da cidade de Kumamoto (província homônima).

Publicidade

Instalada oficialmente em 10 de maio de 2.007, a mãe pode deixar o bebê de forma anônima, através de uma janela que se abre para um berço, instalado de forma a preservar a temperatura para o bebê a 36℃. O bebê lá deixado é resgatado imediatamente para receber os cuidados hospitalares. Junto com o bebê, a mãe pode também deixar uma carta.

Akachan Post salva o bebê da violência e preserva a vida

Se a mãe quiser conversar ou se consultar com alguém, pode tocar o interfone para ser atendida, caso queira se consultar. A finalidade do Berço da Cegonha não é simplesmente acolher o bebê que a mãe não pode criar ou rejeita. Também cumpre o papel de ouvir a mãe e fazer aconselhamento.

A instituição tem como principais objetivos evitar o assassinato, a violência ou o abandono da criação, preservando a vida do bebê. Através da rede de adoção existente no país, sempre há casais dispostos a criar o bebê como novo integrante da família.

O centro de atendimento recebeu, no ano de 2.016, 6.565 consultas relacionadas à gestação e parto, por parte das mulheres que não sabiam o que fazer com a vinda de um novo ser. Comparando com o primeiro ano de instalação, 10 anos atrás, esse número se multiplicou em 13, pois saltou de 501 consultas para quase 7 mil.

janela do Akachan Post para salvar a vida do bebê, também tem interfone para a mãe (Mainichi)

Bebês que nasceram dentro do carro e dificuldade das mães

Nos seus 10 anos de criação, a instituição recebeu pouco mais de uma centena de bebês. Segundo informações, as estatísticas até março do ano passado, registram 125 bebês.

A entidade informou para o Asahi que dos 125 bebês, quase 50% deles não nasceram assistidos por uma instituição hospitalar. “Sem procurarem um hospital, 57 deram à luz em casa ou dentro do carro”, informa.

Apesar do Berço da Cegonha ou Akachan Post estar instalado no hospital de Kumamoto, os bebês lá deixados vem de Hokkaido a Kyushu, inclusive 1 do exterior ou estrangeiro. Dos 125 bebês, 104 tinham menos de 1 mês, 14 com menos de 1 ano e 7 com mais de 1 ano. Dentre eles, 11 tinham algum tipo de deficiência.

Maioria de mães jovens que deixam o bebê no Akachan Post

Segundo informação colhida pelo jornal Asahi, junto a um responsável pela instituição, houve um caso de uma jovem mãe que deixou uma carta explicando que ela e o parceiro ainda eram estudantes e não tinham condições de cuidar do filho. O bebê foi deixado com absorvente higiênico ao invés da fralda. O Akachan post também detectou que houve casos de mães que não queriam o bebê por ser fruto de estupro ou de gestação precoce, como de uma delas, com 11 anos.

Observando a faixa etária das mães que deixam seus bebês, quase a metade é jovem.

  • 15: teen
  • 45: faixa dos 20 anos
  • 28: faixa dos 30 anos
  • 8: faixa dos 40 anos
  • 29: não se sabe

Seja através das cartas ou das conversas pelo interfone, os números expressam os motivos de cortar o laço entre pais e bebês lá deixados. Os principais, em respostas múltiplas, ilustram problemas emocionais, financeiros, familiares e sociais. Confira abaixo:

  • 32: passa necessidade
  • 27: mãe solteira
  • 24: problema com o koseki/sociedade
  • 22: problema com o parceiro
  • 16: adultério
  • 10: contrariedade dos pais
  • 10: rejeição ao bebê
  • 4: insegurança para criar o bebê ou sentimento de fardo

 

Fontes: Chunichi, Nishi Nippon, Asahi e Mainichi
Fotos: Pixabay e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Grande incêndio em montanha mobiliza a guarda nacional no Japão

Publicado em 9 de maio de 2017, em Sociedade

Incêndio de grandes proporções em uma montanha de Iwate está sendo combatido e traz perigo para a região. Saiba os detalhes.

Imagem/Reprodução: Asahi News

Pouco antes do meio-dia de segunda-feira (8), houve um incêndio na floresta da montanha de Heita, em Kamaishi (Iwate). Segundo a província, até o fim do dia pelo menos 100 hectares foram queimados e o fogo está se espalhando.

Publicidade

Como houve dificuldades nas atividades de combate a incêndios devido à falta de estradas na montanha, a cidade de Kamaishi emitiu ordem de evacuação para 136 famílias (348 pessoas) residentes nos bairros de Sasu e Ozaki Shirahama.

No mesmo dia, a província de Iwate pediu o envio de tropas das Forças Armadas do Japão (Jieitai). Até o pôr-do-sol, 3 helicópteros da Jieitai e da província foram enviados para combater o fogo. Entretanto, as operações foram cessadas no fim da tarde.

Por volta das 5h00 da manhã de terça-feira (9), os helicópteros de grande porte da Jieitai recomeçaram as atividades de combate a incêndios. Depois disso, um total de 12 helicópteros de prevenção de desastres das províncias de Iwate, Aomori e Akita se juntaram às forças de autodefesa. Fora isso, o corpo de bombeiros enviou tropas em navios pesqueiros para se juntar às atividades de combate a incêndios.

O local era uma floresta de montanha que se estende em uma península afastada a 6km sudeste do centro de Kamaishi. Na segunda-feira, foram registrados ventos de até 93km/h em alguns momentos.

Bombeiros iniciaram preparativos durante à noite

O corpo de bombeiros estabeleceu uma sede de comando local no porto de pesca de Ozaki Shirahama. Durante toda a noite, os bombeiros realizaram a vigilância do fogo e verificaram a segurança do local. Na manhã de terça-feira, os bombeiros organizaram os equipamentos em um navio pesqueiro e foram participar das atividades de combate a incêndios.

O prefeito local e membro do corpo de bombeiros Sadao Sasaki comentou: “Estou muito frustrado por não poder fazer nada contra o fogo que está se aproximando das vilas. Estou muito preocupado também com os importantes santuários da região. Espero que o fogo seja controlado o mais rápido possível”.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!