Tecnologia nuclear do Japão corre o risco de desaparecer

A indústria de energia nuclear do Japão está no momento decisivo mais crítico em sua história. Saiba mais.

A evaporação da demanda e poucos novos projetos significam problemas para conhecimento técnico

A demanda por novos reatores “secou” no país em consequência do desastre nuclear de Fukushima em 2011 e perspectivas desoladoras para exportações são problemas duplos que ameaçam o destino da tecnologia nuclear do país.

Publicidade

Nenhuma construção nacional de um novo reator teve início nos últimos 8 anos. O catastrófico acidente da planta nuclear de Fukushima Daiichi afetou os planos da indústria. O quadro para exportação de tecnologia nuclear japonesa se encontra em uma situação difícil.

As fabricantes japonesas de reatores e fornecedoras de componentes fundamentais estão agora enfrentando a possibilidade de perda de sua viabilidade tecnológica.

As 3 principais fabricantes de reatores no Japão (Hitachi, Mitsubishi Heavy Industries e Toshiba) estão buscando manter seus negócios de energia nuclear, porém, gerando lucros a partir de trabalho destinado a aumentar a segurança de plantas nucleares existentes, afastando-se da construção de novos reatores.

À título de curiosidade, nenhum reator começou a ser construído desde a unidade Nº3 na planta nuclear de Tomari em Hokkaido, que iniciou a construção em 2009.

“Nós também interrompemos nossos esforços para transferir habilidades e conhecimentos às gerações mais jovens de funcionários”, disse um executivo sênior de uma grande fabricante de reatores.

A situação também prevê uma má sorte para as fornecedoras de peças de reatores, já que a construção de um reator exige o envolvimento de 300 a 500 fornecedoras que possuem tecnologias especiais.

“Não é fácil recuperar tecnologia uma vez que é perdida”, alertou Juichiro Takada, presidente da empresa Takada (Kitakyushu, em Fukuoka), que fornece tanques de armazenamento e tubulações para vária plantas nucleares.

Fonte e imagem: Nikkei

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tokyo Disneyland investe bilhões de ienes para grande renovação no parque

Publicado em 14 de abril de 2017, em Conhecendo o Japão

Confira as novidades Tokyo Disney Japan, que fará uma grande renovação.

Parque passará por renovação em grande escala (Imagem:Tokyo Disney Resort)

O trabalho de renovação em grande escala no parque Tokyo Disneyland, com previsão de conclusão para a primavera de 2020, teve início, enquanto sua operadora visa reverter uma recente queda no número de visitantes.

Publicidade

No projeto de ¥75 bilhões, o maior investimento feito pela Oriental Land Co desde a inauguração do parque em 1983 em Urayasu (Chiba), duas novas atrações serão construídas baseadas nos populares filmes da Disney “A Bela e a Fera” e “Operação Big Hero“.

A empresa tem esperanças que a renovação coloque um fim na queda no número de visitantes no Tokyo Disneyland e no Tokyo DisneySea (Imagem: Tokyo Disney Resort)

O Tokyo Disneyland vem atraindo fãs que visitam o parque para ver o Mickey Mouse e outros personagens da Disney.

Contudo, sua popularidade está sendo afetada parcialmente pelo parque Universal Studios Japan de Osaka, que continua cativando visitantes com atrações baseadas nos filmes do Harry Potter.

Uma vez que a capacidade do parque será expandida na renovação, a empresa espera que o tempo de espera nas filas para as atrações seja reduzido. Ainda, é provável que o parque aumente o valor dos ingressos para cobrir os custos massivos de renovação.

Fonte: Japan Times
Imagens: Tokyo Disney Resort

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!