População japonesa diminui pelo 6º ano consecutivo; aumento de residentes estrangeiros

A população japonesa diminuiu, mas os residentes estrangeiros aumentaram. Saiba mais.

A população japonesa diminuiu, mas o ritmo do declínio foi abrandado pelo aumento de residentes estrangeiros (imagem ilustrativa)

A população japonesa diminuiu pelo 6º ano consecutivo, mas o ritmo do declínio foi mitigado pelo aumento no número de residentes estrangeiros, mostraram dados do governo na sexta-feira (14).

Publicidade

De acordo com os dados do Ministério de Assuntos Internos e Comunicação, a população do Japão situou-se a 126.93 milhões desde 1 de outubro de 2016, queda de 162.000 em comparação ao ano anterior, com o número de residentes japoneses tendo um declínio de 299.000 pessoas, totalizando 125.02 milhões. Em contraste, o número de residentes estrangeiros aumentou em um recorde de 136.000.

O número de estrangeiros que vem ao Japão trabalhar está em alta, sendo que os efeitos do terremoto e tsunami de 2011, além dos desastres nucleares parecem ter chegado ao fim. Estrangeiros que moram no Japão por mais de 3 meses foram incluídos nos dados populacionais.

Os dados mostraram que a população continuou concentrada dentro e ao redor das grandes cidades. A população aumentou em 7 das 47 províncias do Japão (Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, Aichi, Fukuoka e Okinawa).

A pesquisa foi compilada ao calcular o número de nascimentos e mortes, assim como o das pessoas que saem e entram no país, com base no censo do governo conduzido a cada 5 anos.

Fonte: Japan Today
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão revela planos para lidar com a Coreia do Norte

Publicado em 18 de abril de 2017, em Sociedade

Shinzo Abe considera medidas para lidar com a Coreia do Norte. Veja mais.

Shinzo Abe considera medidas para lidar com a Coreia do Norte (Reprodução/NHK)

O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que seu governo está considerando medidas para lidar com uma possível situação em que se torna necessário garantir a segurança de cidadãos japoneses e evacuados na Península Coreana.

Publicidade

Abe falou durante um comitê da Câmara Baixa em resposta a uma questão sobre como sua administração está planejando proteger o Japão e seu povo dos atos provocativos da Coreia do Norte, incluindo um possível ataque de míssil.

O primeiro-ministro disse que o Norte está ostentando seu poder militar, mas que é importante manter a paz através de esforços diplomáticos. Abe salientou que é necessário pressionar o Norte para que seus líderes concordem em se juntar a um diálogo sério.

Coreia do Norte exibe seu poder militar em comemoração ao aniversário do antigo fundador do país no sábado (Reprodução/NHK)

Abe, então, ressaltou que o Japão vai continuar cooperando com os Estados Unidos,  Coreia do Sul e a Rússia, assim como a China, que tem uma grande influência em Pyongyang, para prevenir que o Norte se engaje em futuras provocações.

Shinzo Abe indicou que pediria ao presidente russo Vladmir Putin a exercer um papel construtivo durante uma reunião entre eles agendada para o final deste mês.

O primeiro-ministro também disse que espera liderar discussões para enviar uma mensagem à comunidade internacional na reunião do G7, que será realizada na Itália em maio.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!