Benefício extraordinário de 15 mil ienes: confira se você é alvo

Publicado em 17 de abril de 2017, em Sociedade

O governo já enviou um material explicativo com formulário para as pessoas que têm direito ao benefício extraordinário de 15 mil ienes. Confira.

&nbspBenefício extraordinário de 15 mil ienes: confira se você é alvo
Benefício extraordinário no valor de 15 mil ienes para as famílias e pessoas de baixa renda

O governo, através das prefeituras e subprefeituras, já enviou um material explicativo com formulário para as pessoas que têm direito ao benefício extraordinário de 15 mil ienes. Esse benefício chama-se 臨時福祉給付金, lê-se rinji fukushi kyufukin.

Esse benefício extraordinário foi criado e implementado no ano de 2014, desde que houve aumento do imposto sobre o consumo, de 5% para 8%, em abril desse ano. A sua criação foi para estimular o consumo das famílias de baixa renda.

Em 2017 esse benefício tem continuidade, como uma medida econômica por parte do governo. Ainda que o imposto sobre o consumo não tenha subido para 10%, esse é um incentivo para a população consumir algo que tenha interesse.

&nbspBenefício extraordinário de 15 mil ienes: confira se você é alvo
Exemplo de envelope enviado pela Prefeitura do Município de Nagoia (divulgação)

As pessoas alvo são aquelas cuja declaração do imposto foram isentas da tributação por não terem atingido a renda para isso, no ano fiscal de 2016. No entanto, mesmo que a renda anual não tenha sido suficiente para a tributação, mas se encontra dependente de algum outro benefício ou esteja vivendo com o programa de bem estar como o seikatsu hogo, é considerada inelegível, ou seja, não pode ser beneficiário.  

Durante o ano de 2017 o benefício extraordinário será concedido apenas uma única vez. Se a família tem mais de 1 pessoa, todas de baixa renda, cada uma poderá receber esse benefício extraordinário.

&nbspBenefício extraordinário de 15 mil ienes: confira se você é alvo
Comunicado enviado pela prefeitura ou subprefeitura sobre o benefício extraordinário (臨時福祉給付金)

Comunicado do benefício extraordinário

As pessoas beneficiárias já devem ter recebido um envelope da prefeitura ou subprefeitura contendo um folheto explicativo e também um formulário ou cartão postal para conferir os dados, preencher os campos em aberto e carimbar com o inkan (carimbo pessoal). Confira na imagem abaixo. Porém, essa imagem é apenas um exemplo, pois cada município, vilarejo ou distrito, emitiram nos seus respectivos formatos.

&nbspBenefício extraordinário de 15 mil ienes: confira se você é alvo
Exemplo de formulário em formato de cartão postal para ser conferido, preencher a data, bater o inkan, escrever o no. do telefone, e depois enviar pelo correio

Para quem já se beneficiou no passado, os dados bancários já vem preenchidos. Basta conferi-los. Para quem se beneficiará pela primeira vez, deverá preencher as informações da conta bancária para receber o benefício extraordinário no valor de 15 mil ienes.

O formulário conferido, devidamente preenchido e com carimbo, deve ser enviado até a data estipulada para se beneficiar. Cada prefeitura tem um prazo diferente, que varia de junho a agosto deste ano. Após o recebimento do formulário na prefeitura, será realizado o depósito em conta corrente indicada, no prazo de 2 a 3 meses.

O governo faz um alerta para evitar fraude por parte de pessoas que agem de má fé. Para se beneficiar não é preciso informar o número do registro no My Number. Tampouco, alguém da prefeitura ou subprefeitura fará ligação para conferir o My Number.   

Compartilhe esta matéria com as pessoas para que elas não percam o prazo.

Fonte: MHLW
Fotos: Portal Mie

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Campanha RH-Consulting
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas