Após outra gafe cometida, ministro japonês indica que vai renunciar

Ministro japonês solta comentário infeliz sobre o terremoto de 2011 e pode ter que renunciar ao cargo. Entenda o ocorrido.

O Ministro da Reconstrução, Masahiro Imamura (Reprodução/ANN)

O Ministro da Reconstrução indicou na noite de terça-feira (25) que está pronto para renunciar ao cargo após seu recente comentário sobre o terremoto e tsunami em 2011 no nordeste do Japão, segundo uma fonte próxima à coligação no poder.

Publicidade

“Ainda bem que o desastre aconteceu lá na área nordeste”, disse Masahiro Imamura no início do dia em uma recepção em Tóquio para um grupo do Partido Liberal Democrata, em sua segunda gafe neste mês sobre o desastre.

“Se tivesse sido perto da grande área de Tóquio, teria sido um prejuízo gigante, enorme”, disse ele.

O desastre de 2011 deixou 15.893 mortos, com 2.553 ainda listados como desaparecidos, de acordo com o mais recente registro da Agência Nacional de Polícia.

Imamura retirou o comentário logo em seguida, dizendo aos repórteres que ele estava arrependido por “acrescentar preocupação.”

Shinzo Abe pediu desculpas em nome de Imamura

Shinzo Abe, que participou da mesma recepção, apresentou um “pedido de desculpa como primeiro-ministro” pelo comentário “extremamente inapropriado à população do nordeste (do Japão).”

A recente gafe de Imamura levou a oposição principal, o Partido Democrata, a repetir seu pedido para que ele renuncie.

“Não há nada que ele possa fazer além de renunciar imediatamente. O primeiro-ministro deve substituí-lo de uma vez”, disse Tetsuro Fukuyama do Partido Democrata aos repórteres na terça-feira.

Em 4 de abril, durante uma conferência de imprensa, o ministro ficou irritado com as perguntas de um repórter e disse “saia daqui”.  O repórter havia perguntado à Imamura “Qual a responsabilidade do país?”, referindo-se a auxílios para evacuados voluntários por causa dos acidentes nucleares. Imamura disse que as pessoas que ainda não retornaram às áreas de Fukushima consideradas seguras para viver “são responsáveis por elas mesmas”.

 Ele depois pediu desculpas e retirou seu comentário. Imamura está no cargo de ministro da reconstrução de desastres desde uma redistribuição no Gabinete em agosto do ano passado.

Novo ministro é apontado

De acordo com a NHK, Shinzo Abe decidiu apontar Masayoshi Yoshino, ex- ministro do estado do meio ambiente, como o novo responsável pelas áreas em reconstrução que foram atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011.

Fonte: Mainichi
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Os banheiros mais excêntricos do Japão

Publicado em 26 de abril de 2017, em Curiosidades

Conheça os “banheiros excêntricos” que são encontrados pelo Japão! Alguns deles são inacreditáveis!

Aquarium Toilet (à esq), Garden Toilet (sup.à dir), Ocean View Toilet (inf. à dir) / Imagens: Japanese Toilets and More

Os estrangeiros no Japão ficam fascinados pelas várias funções dos toilets de alta tecnologia do país. Eles podem formar a base para experiências memoráveis, inspirando algumas pessoas a irem além, levando (diga-se roubando) um como lembrança (veja nesta matéria).

Publicidade

Por mais de 1 década, Marimoto, que se autodescreve “a caçadora de toilets”, buscou pelos banheiros mais incomuns no Japão. Ela visitou mais de 300 e documentou 249 deles no livro Nippon no Toire Hoka (Toilets Japoneses e Mais). Ela aparece frequentemente em programas de televisão e contribui com textos para impressão e publicações online sobre sua área de conhecimento.

Marimoto acredita que o Japão tem uma atenção particular aos banheiros.” Um toilet de um restaurante reflete a motivação dos proprietários e dos funcionários. Os japoneses acreditam que mesmo se os clientes apreciam o restaurante, isso pode mudar se os banheiros estiverem sujos”.

Abaixo, uma lista com alguns dos toilets incomuns descritos por Marimoto:

Golden Toilets

O Restaurante Robô no distrito de Kabukicho em Tóquio demonstra como um bom conceito pode trazer amplo sucesso. Sua combinação de dançarinas e robôs tornou-o uma parada padrão para muitos turistas estrangeiros que vêm à capital. Os proprietários do local não economizaram na extravagância de seus banheiros.

Os toilets de ouro (Imagem: Japanese Toilets and More)

Os toilets de ouro foram remodelados e modernizados várias vezes. As fotos no livro de Marimoto mostram como eles eram quando o restaurante foi inaugurado, então, agora elas são um documento valioso. O valor total para a construção do estabelecimento foi de ¥10 bilhões e os designers, aparentemente, passaram muito tempo projetando os banheiros.


Garden Toilet

O Resuto Ujo é um restaurante japonês que oferece a atmosfera de um jardim tradicional nos banheiros. Está localizado na Costa de Echizen, na província de Fukui.

O Toilet Jardim (Imagem: Japanese Toilets and More)

Esse banheiros são populares, visto que os clientes podem se aliviar em um jardim japonês. Há 7 toilets no total, com nomes correspondendo aos seus vários temas.


Aquarium Toilet

O banheiro no restaurante Hipopopapa em Akashi, província de Hyogo, está literalmente em um aquário. Após olhar para o mar durante a refeição, os clientes podem sentir como se estivessem viajando sob as ondas quando usar o toilet.

O toilet aquário (Imagem: Japanese Toilets and More)

Muitos usuários ficam tão vencidos pela situação que até esquecem de trancar a porta, então, os banheiros têm duas portas que podem ser trancadas. Foi um desafio para construí-lo, com o peso da água rachando o vidro antes de um design mais resistente ter sido criado, e aparentemente custou mais de ¥20 milhões para montá-lo e mantê-lo.


Ski Jump Toilet

Os usuários sentem a emoção na entrada de uma rampa de esqui no banheiro do restaurante Haiji no resort Madarao, na província de Nagano.

O toilets salto de esqui (Imagem: Japanese Toilets and More)

Um adesivo com uma impressão mostrando a vista da plataforma de salto de esqui das Olimpíadas de Nagano cobre as paredes. Há também fotos de esquis no chão, então os usuários tem a real sensação de estar olhando declive abaixo.


Toilets Sea View

Toilets com Vista para o Oceano (Imagem: Japanese Toilets and More)

A ponte e o túnel da Tokyo Bay Aqua-Line corta diretamente de um lado a outro da Baía, e os toilets na área de serviço Umihotaru aproveitam o máximo a localização.

Os toilets estão na única área de serviço no mar no Japão, permitindo aos usuários desfrutarem da liberdade da vista do oceanos enquanto respondem ao pedido da natureza. O espaço com vista do oceano nos toilets femininos destacam pias ao invés de mictórios.


Nature Toilet

Com 200 metros quadrados, é um pouco grande para chamá-lo de cubículo. Afirma-se que o Garden Toilet, que pode ser encontrado na estação de Itabu, em Ichihara, província de Chiba, é o maior do mundo.

Toilet na Natureza (Imagem: Japanese Toilets and More)

Seu nome oficial é Toliet in Nature. Essa instalação foi projetada para que os usuários desfrutem da natureza abundante de Ichihara enquanto se aliviam. É um toilet para mulheres e os homens, infelizmente, não podem usá-lo. Você pode fechar a cortina, mas mesmo assim ainda há uma sensação de espaço aberto.


Paper Toilet

Não há necessidade de se preocupar com a falta de papel higiênico em um toilet em Momojiro, um restaurante em Sakyo, província de Quioto, onde 81 suportes para papel no banheiro feminino cobrem uma parede inteira.

O toilet dos papéis higiênicos (Imagem: Japanese Toilets and More)

Segundo Marimoto, ela acidentalmente ouviu que os donos do restaurante fizeram um pedido muito grande de suportes, mas ao invés de devolvê-los, decidiram que a coisa estilosa a fazer seria usar todos eles. No entanto, deve ser trabalhoso para os funcionários verificarem todos os suportes e dobrarem as pontas dos papéis higiênicos em triângulos.


Japan’s Oldest Toilets

Os toilets mais antigos do Japão ainda em existência podem ser encontrados em um templo em Higashiyama, em Quioto, o Tofuku-ji. A sala é ampla, com tem 35m de comprimento e 14m de largura, sendo designado como uma importante propriedade cultural. Por essa razão só é possível olhar e os visitantes não podem usar os buracos históricos.

Os toilets mais antigos do Japão (Imagem: Japanese Toilets and More)

O espaço podia ser usado por até 100 pessoas simultaneamente. Nos tempos antigos, as fezes humanas podiam ser vendidas como fertilizantes, então isso fornecia uma importante fonte de renda para o templo, por isso havia muitas regras para uso dos banheiros.


Zen Toilet 

Estes toilets estão localizados em um saguão de treinamento Zen em Fukuroi, na província de Shizuoka. O banheiro é dedicado a Ususama Myoo, conhecido como uma divindade do toilet com poderes de purificação.

Toilet Zen (Imagem: Japanese Toilets and More)

Excepcionalmente, esse é um toilet que pode ser usado por todos os gêneros. Assim como a estátua de Buda, há um ofertório ao templo. Em outros países, para usar o banheiro é preciso pagar uma pequena taxa. Fazer uma doação nesse espírito pode trazer a você boa fortuna.


Toyota Toilet

A popular rede de lámen, a Ippudo, vem expandindo no exterior. O banheiro de uma de suas filiais japonesas, em Honmachi-dori, em Nagoia, em Aichi, presta homenagem à Toyota, que tem sede na província.

Toilets da Toyota (Imagem: Japanese Toilets and More)

Ao invés de simplesmente alinhar alguns itens relacionados a automóveis, há vários motores reais que criam uma bela exibição em uma parede, usando peças como objetos de arte.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!