O Japão tem milhares de konbinis, mas faltam funcionários e clientes

Milhares de lojas de conveniência no Japão enfrentam falta de mão de obra e forte concorrência. Veja mais.

Para abrandar o problema da falta de trabalhadores, a Lawson planeja introduzir caixas de autoatendimento em dezenas de lojas

Com aproximadamente 60.000 lojas de conveniência, o Japão, há muito tempo, ultrapassou a marca de 50.000 que uma vez acreditou-se ser o ponto de saturação. O crescimento futuro repousa em como as redes podem cooperar com a intensa competição e falta de mão de obra.

Publicidade

Enquanto a rede de lojas de conveniência Seven-Eleven observou um aumento de vendas em uma base anual por 55 meses consecutivos, o fluxo de clientes continuou lento. A sucessão da empresa ocorre graças a uma nova linha de café fresco e comidas preparadas que têm aumentado o valor médio que cada clientes gasta.

De acordo com dados da Associação de Franquias do Japão, o número de clientes em lojas de conveniências existentes caiu 1.1% no ano em janeiro, queda pelo 11º mês consecutivo, entretanto, as vendas tiveram um aumento de 0.1%.

O número de clientes está diminuindo por duas razões

A intensa competição dentro da indústria. Visto que as 3 operadoras – a 7Eleven, a Family Mart UNYholdings e a Lawson- operam 90% das lojas de conveniência no Japão, estabelecimentos que pertencem à mesma rede geralmente lutam por clientes.

Mais competição por parte de outras indústrias. Supermercados e farmácias estão cada vez mais oferecendo refeições para aquecer e pães vendidos em konbinis.

A rede Lawson reagiu ao vender refeições prontas para consumo e comida preparada em mais de suas lojas. A rede planeja aumentar sua seleção de refeições refrigeradas e outros alimentos para os clientes que frequentam o local à noite e pela manhã.

A FamilyMart planeja gastar ¥35 bilhões ($308 milhões) na renovação de fábricas operadas por subcontratantes que produzem seus itens alimentícios preparados.

A escassez de mão de obra pode impedir a abertura de novas lojas

Apesar do número de clientes em lojas existentes continuar lento, as 3 grandes operadoras estão investindo em mais lojas. Elas planejam abrir 1.000 ou mais estabelecimentos no ano fiscal de 2017. O número de filiais da 7-Eleven poderá chegar a 20.000.

Isso pode exacerbar os problemas, visto que já está difícil para as lojas de conveniência encontrarem franqueados e trabalhadores a meio período.

Em fevereiro foi revelado na mídia que uma loja da 7-Eleven em Nagoia (Aichi), tinha contratos ilegais de trabalho com seus funcionários a tempo parcial, os quais multavam os empregados por ausências inesperadas.

A escassez de mão de obra também vai impedir a abertura de novas filiais e manter redes de lojas será mais difícil.

Para abrandar o problema da falta de trabalhadores, a Lawson planeja introduzir caixas de autoatendimento em dezenas de lojas no ano fiscal de 2017. A 7-Eleven está prestes a introduzir lavadoras de louça em todas as lojas até o final de fevereiro de 2018 para liberar os funcionários para realizar outras tarefas.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

24/Mar Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Publicado em 24 de março de 2017, em Aconteceu Hoje

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Cotação (16h30- 24/mar)   

Publicidade

USDJPY Dólar  111.28 円 – 111.31 円 (+0.35)
EURJPY Euro 119.85 円 – 119.90 円 (+0.28)
BRLJPY Real  35.437 円 – 35.456 円 (+0.125)

[resumo]

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!