Japão: chegam as primeiras auxiliares domésticas a 2,5 mil ienes a hora

As primeiras auxiliares domésticas chegam ao Japão, para atender famílias das executivas a 2,5 mil ienes a hora. Saiba mais.

Vestidas de tailleur e sorriso nas faces, chegada das pioneiras no serviço doméstico (Mainichi Shimbun)

Vestidas de tailleur, na quinta-feira (9), chegaram as 25 primeiras auxiliares domésticas. Elas vieram das Filipinas como as pioneiras nessa atividade e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Narita.

Publicidade

De acordo com o jornal Mainichi, as pioneiras passaram por um treinamento prévio no país de origem e já devem ser alocadas para o trabalho a partir da segunda quinzena deste mês. O destino dos locais de trabalho será dentro da província de Kanagawa.

Visto especial para auxiliares domésticas

Como estratégia para reduzir a carga do trabalho doméstico das mulheres executivas, foi implementada na reforma da lei em 2.015. A liberação ocorreu para Tóquio, Kanagawa e Osaka. Grandes empresas como a Duskin, Bears, Pasona, entre outras, no total de 6, receberam certificação para gerenciamento dessa atividade.

O governo não liberou que as auxiliares domésticas estrangeiras morem na residência da contratante. Por isso, as empresas certificadas precisam providenciar moradia para elas.

Imagem: thebestsingapore.com

As pioneiras auxiliares domésticas

As 25 primeiras filipinas irão residir em moradias providenciadas pela Pasona, empresa contratante. Segundo o jornal Mainichi, a Pasona providenciou 5 casas em Yokohama, para serem compartilhadas entre elas.

Preocupado para que não haja violação dos direitos humanos das trabalhadoras domésticas, o governo providenciou um guia. Nele há os locais públicos onde elas possam se consultar em caso de necessidade.

A Pasona já tem em seu staff 10 filipinas residentes no Japão contratadas para atuarem como veteranas para essas primeiras 25.  

Quanto custa a hora das auxiliares domésticas

No aeroporto, Kathelin Carrasco, 42, comentou ao repórter, em japonês: “tenho paixão por este trabalho. Estou na expectativa de viver no Japão, país limpo e seguro”.

Ela e suas colegas passaram por um treinamento especial de 2,5 meses nas Filipinas, dentro de uma réplica de residência japonesa. Aprenderam o idioma, a preparar misoshiru, entre outras práticas. Agora, vão receber mais um treinamento de 2 semanas antes do início efetivo do trabalho em Yokohama (Kanagawa).

O público alvo para a contratação das auxiliares domésticas é a mulher executiva. De acordo com o jornal, especialmente, aquelas na faixa dos 30 a 40 anos. A taxa para contratar os serviços delas é de 2,5 mil ienes a hora, pagas à empresa Pasona. A matéria não informa quanto as auxiliares domésticas irão receber de salário.

A expectativa da empresa é de aumentar o quadro das auxiliares domésticas para mil pessoas, a fim de atender à demanda do mercado, dentro dos próximos 3 anos.

Fonte e foto: Mainichi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Criança de 10 meses morre após ser mordida por cão de estimação

Publicado em 10 de março de 2017, em Sociedade

Uma criança de 10 meses foi mordida por cão de estimação na casa de seus avós e morreu instantes depois. Veja mais.

Por volta das 16h35 de quinta-feira (9), os bombeiros receberam uma chamada de emergência que dizia: “Uma menina foi mordida por um cão”. O local do incidente era uma casa localizada em Kitanodai, Hachioji (Tóquio). Quando a equipe de emergência chegou na casa, Midori Yasuda, uma criança de 10 meses, estava com a cabeça sangrando e morreu cerca de duas horas depois. O local era a casa dos avós de Midori, e o cão de estimação que a mordeu era da raça Golden Retriever (macho de 4 anos com aproximadamente 37kg).

Publicidade

Segundo o Departamento de Minamiosawa da Polícia Metropolitana de Tóquio, Midori estava começando a falar suas primeiras palavras e estava brincando com seus avós na sala de estar instantes antes do acidente. Contudo, o cão de estimação, que era criado dentro de casa, mordeu a criança repentinamente.

Midori visitava seus avós frequentemente. Os avós explicaram para a polícia que “o cachorro não latia nem mordia, e era manso e medroso”.

De acordo o Ministério do Meio Ambiente (MOE, sigla inglês), 4.373 casos de pessoas mordidas por cachorros ocorreram em 2015, sendo 98% causados por cães de estimação. Em 2015, em uma residência de Hokkaido, uma mulher de 52 anos morreu após ser mordida pelo cão de estimação de uma conhecida. Em 2014, na província de Oita, 7 estudantes do ensino fundamental I foram mordidos por um cachorro de médio porte com coleira, e ficaram feridos.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!