Oriundo de Sri Lanka é candidato à vaga no parlamento

Publicado em 9 de janeiro de 2019, em Política

O candidato oriundo de Sri Lanka tem cidadania japonesa, mas antes disso lutou para conquistar o seu título de PhD, vindo ao Japão com 17 anos.

&nbspOriundo de Sri Lanka é candidato à vaga no parlamento
O candidato (dir.) e a cerimônia de lançamento da candidatura (MBS e Sankei)

O Partido Democrático para o Povo-DPFP de Osaka, de centro-direita, anunciou na quarta-feira (9) o lançamento da candidatura de Nishantha (にしゃんた), 49, para uma das vagas na Câmara dos Conselheiros.

Publicidade

Ele é oriundo de Sri Lanka, com cidadania japonesa, é professor da cadeira de Sociologia da Universidade Hagoromo, em Sakai (Osaka). Além disso, é famoso na região por ser comentarista de um programa de notícias. No verão deste ano irá concorrer a uma das 4 vagas destinadas à província de Osaka.

Em seu discurso disse “quando penso como o Japão deveria ser, ao invés de manter apenas dentro de mim, gostaria de retribuir à sociedade, por isso a candidatura”.

Trajetória de luta

Ele contou que chegou ao Japão com 17 anos, graças aos 70 mil ienes que ganhou do pai. Ele teve que hipotecar a casa para levantar esse dinheiro. Para se manter na Universidade Ritsumeikan trabalhou entregando jornais.

&nbspOriundo de Sri Lanka é candidato à vaga no parlamento
Na cerimônia de lançamento da candidatura (Nikkan Sport)

Uma vez retornou ao seu país, mas não aguentou de saudades do Japão e voltou.

Depois de formado não parou. Obteve o PhD e em 2005 decidiu se naturalizar. Em 2009 obteve o segundo lugar no concorrido concurso nacional de rakugo –monólogo humorístico do século 17 – e no ano seguinte começou a lecionar na universidade.

Lágrimas de emoção

&nbspOriundo de Sri Lanka é candidato à vaga no parlamento
Lágrimas de emoção (Nikkan Sport)

É casado com uma japonesa e tem 2 filhos. Para se candidatar deixará a cadeira na universidade. Enfrentará uma concorrência feroz em Osaka com candidatos da situação e oposição.

O atual conselheiro da Dieta, Hirofumi Hirano, do partido, proferiu palavras de torcida no lançamento da candidatura. “Acho que ele sabe mais do que eu sobre a cultura japonesa. Quero que você use toda sua experiência e vivência no Japão no âmbito da política”, disse.

Em resposta Nishantha disse “faz mais de 30 anos que vim ao Japão. Quero retribuir. Vislumbro a construção de uma sociedade onde a maioria e a minoria possam coexistir”.

Durante seu discurso, com as memórias do passado e ao falar dos estudantes que deixam a faculdade por não terem dinheiro, entre outros problemas sociais que vê, se emocionou. Teve que usar o lenço para secar as lágrimas.

Fontes: Nikkan Sports, MBS e Sankei 


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!
Banco do Brasil Japão - sua melhor opção!
UNIP - Ensino a distância!!
ECF Casas no Japão!