Governo quer clareza em relação aos acidentes dos trabalhadores estrangeiros

Para que os estrangeiros possam trabalhar com mais segurança o governo anunciou medidas para implementação em janeiro de 2019.

Segurança e saúde ocupacional em pauta para evitar acidentes e mortes no ambiente de trabalho dos estrangeiros (Min. Saúde do BR)

O governo avança para compreensão da situação real dos trabalhadores estrangeiros que sofreram lesões durante a atividade laboral e também das mortes decorrentes de acidentes.

Publicidade

Uma das medidas será a implementação da obrigatoriedade das indústrias e empresas que empregam estrangeiros de relatar o país de origem e o status de permanência, quando do acidente de trabalho.

O Regulamento de Segurança e Saúde Ocupacional será revisado até o final do ano e entrará em vigor a partir de janeiro de 2019.

De acordo com as regras atuais, as empresas são obrigadas a informar ao Chefe da Inspeção de Normas de Trabalho as circunstâncias e a causa do acidente de trabalho. Também precisa informar se causou lesão, bem como o período da licença, ou morte.  

Atualmente não há necessidade de informar a nacionalidade da vítima tampouco o status de permanência. A constatação das delegacias de trabalho se dá pelo nome, para depois verificar os detalhes.

Através dessa revisão do regulamento, o governo quer tomar medidas eficazes para prevenir acidentes. Dessa forma poderá analisar detalhadamente as circunstâncias dos acidentes de trabalho envolvendo estrangeiros.

No caso de constatar acidentes envolvendo uma nacionalidade específica espera que a contratante prepare um manual de segurança no idioma nativo.

Fonte: Yomiuri 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Consumidor que comprou suposto peixe venenoso se apresentou

Publicado em 13 de dezembro de 2018, em Sociedade

Ele telefonou para o supermercado dizendo que comeu o peixe. Autoridades sanitárias se apressam para conferir seu estado de saúde.

O peixe vendido que poderia ser o venenoso, provavelmente era o cangulo-de-vela, sem veneno (Tokai TV)

O supermercado de Odai (Mie) que vendeu um tipo de peixe, supostamente venenoso, por engano, recebeu telefonema de um dos consumidores na tarde de quarta-feira (12).

Publicidade

Ele contou que viu no noticiário e telefonou informando que sua família se serviu dele em um cozido, no jantar, e nada aconteceu.  

Os funcionários suspeitaram que os 3 adquiridos poderiam ser o cangulo-pavão (ソウシハギ, soushihagi em japonês), cujos órgãos internos possuem veneno. Por isso comunicaram o Centro de Saúde local.

No entanto, como é muito parecido com o cangulo-de-vela (カワハギ, kawahagi em japonês), o qual não é venenoso, as autoridades sanitárias não puderam identificar, pois os à venda estavam sem a pele que os diferencia.

As autoridades sanitárias visitaram a família para averiguar as condições de saúde das 3 pessoas.

Fontes: CTV e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!