Novo exame de avaliação do idioma japonês voltado para trabalhadores estrangeiros

O governo irá implementar um novo exame de avaliação da fluência no idioma japonês, voltado para os trabalhadores estrangeiros. Veja como será.

Governo japonês irá implementar novo tipo de exame para avaliar o conhecimento do idioma aos trabalhadores estrangeiros (Flickr)

O Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou na semana anterior que irá implementar um novo exame de avaliação do idioma, já a partir de abril de 2019.

Publicidade

A população estrangeira divulgada em 30 de outubro é de 1,28 milhão de pessoas, com aumento de 18% em relação ao ano anterior. A intenção é de ampliar ainda mais, com a falta de mão de obra no país.

Foi destinada uma verba para a Fundação Japão para a produção e aplicação do novo exame, tanto dentro quanto fora do país.

O novo exame de habilidade de comunicação com o idioma japonês medirá as habilidades linguísticas necessárias na vida diária e diálogo com parceiros de negócios. Ele avaliará o domínio do vocabulário necessário para usar no trabalho, como atender telefonemas e confirmar agenda, além da habilidade de expressão.

Os exames atuais são mais voltados para os estudantes. Tanto que um terço do público dos candidatos ao Teste de Proficiência na Língua Japonesa é estudante.

Novo exame: como será

Foi apontado que é um exame difícil de medir as habilidades necessárias para os trabalhadores estrangeiros.

O governo já está testando um exame usando sistema de computador para que os candidatos recebam a avaliação rapidamente. Esse consiste em avaliações através da escuta e leitura. Existe a possibilidade de adicionar fala e escrita no futuro.

Os candidatos que desejam trabalhar no Japão poderão fazer o novo teste no seus países de origem, antes da vinda. O Ministério das Relações Exteriores considera iniciar com a aplicação nos países vizinhos, como Filipinas e Vietnã.

O Teste de Proficiência na Língua Japonesa é dividido em 5 níveis e o novo também deverá ser dessa forma, com classificações.

Uma das condições para a aprovação dos vistos para yonsei e cuidadores (kaigo) é o conhecimento básico do idioma, como o N4 do Teste de Proficiência na Língua Japonesa.

O governo não informou se a aprovação dos vistos para os estrangeiros que pretendem trabalhar no Japão será condicionada à aprovação no novo exame.

Fonte: Nikkei 
Foto: Flickr

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Indústria de Aichi sofre incêndio no domingo

Publicado em 15 de outubro de 2018, em Sociedade

No final da tarde de domingo uma indústria pegou fogo e o dono acionou o Corpo de Bombeiros.

Indústria não teve vítimas mas foi destruída pelo fogo (CTV)

Por volta das 16h40 de domingo (14) o Corpo de Bombeiros recebeu uma chamada de um homem, 62 anos, que se identificou como dono da fábrica, em Ukigai-cho, cidade de Miyoshi (Aichi).

Publicidade

Onze unidades foram deslocadas e os bombeiros levaram cerca de 2 horas e meia para conter o incêndio da Idota Tekkosho.

O fogo não se alastrou pela vizinhança tampouco gerou vítima. Mas as indústria foi destruída.

A perícia averigua se a causa do fogo foi pela atividade de solda que o próprio dono executava.

A investigação apura a causa do incêndio.

Fontes: CTV e Nagoya TV 
Foto: CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!