Novo visto de trabalho para estrangeiros ‘é diferente da política de imigração’

Publicado em 7 de junho de 2018, em Política

Foi o que declarou Yasutoshi Nishimura em relação à diretriz básica do novo visto para estrangeiros, mas o Japão precisa dessa mão de obra.

&nbspNovo visto de trabalho para estrangeiros ‘é diferente da política de imigração’
Secretário Adjunto do Chefe de Gabinete Yasutoshi Nishimura (NHK)

O Secretário Adjunto do Chefe de Gabinete Yasutoshi Nishimura se pronunciou no dia seguinte ao anúncio das políticas básicas para aceitação de estrangeiros como trabalhadores. Shinzo Abe declarou que espera aumentar em pelo menos 500 mil o número de trabalhadores estrangeiros, até 2025. A proposta ficou conforme tinha sido anunciada anteriormente em maio (leia a matéria tocando aqui).

Publicidade

Diante dessa política em que o estagiário técnico poderá renovar o visto por mais 5 anos, podendo permanecer por 10 anos no Japão, Nishimura enfatizou “é diferente da política de imigração”.

“Mesmo promovendo a melhoria da produtividade e a garantia de recursos humanos dentro do país, está cada vez mais séria a questão da falta de mão de obra. Nos setores específicos onde há mais necessidade vamos aceitar recursos humanos estrangeiros em prol da manutenção e do desenvolvimento”, afirmou em coletiva de imprensa na quarta-feira (6).  

Prosseguiu afirmando que “a partir de agora vamos trabalhar nos detalhes do plano e na forma da aceitação”.

Nishimura disse que o governo “não pretende aceitar trabalhadores estrangeiros e suas famílias sem determinar o tempo. A criação do status de residência é diferente da política de imigração”, reiterou.

&nbspNovo visto de trabalho para estrangeiros ‘é diferente da política de imigração’
Shinzo Abe se pronuncia no Conselho Consultivo Econômico e Fiscal na terça-feira, entre as pautas, o novo visto (NIkkei)

Um em cada 50 trabalhadores é estrangeiro

O governo estabelecerá o conhecimento do idioma japonês, mínimo do nível 4 do Teste de Proficiência da Língua Japonesa, como condição para obtenção do novo visto.

A população dos trabalhadores no Japão é de cerca de 66 milhões de pessoas. Até o final de outubro de 2017, havia cerca de 2,7 milhões de trabalhadores estrangeiros. Um em cada 50 trabalhadores é o que vem de fora.

A população em idade produtiva de 15 a 64 anos deverá diminuir em aproximadamente 15 milhões de pessoas em 2040 em comparação a 2018.

O novo visto tem como pano de fundo o temor da falta da força de trabalho no Japão.

Fontes: NHK, Sankei Biz, Nikkei e Nishi Nippon 
Fotos: NHK e Nikkei 


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão