Japão aprova lei para ter mais mulheres na política

Publicado em 18 de maio de 2018, em Política

Shinzo Abe tornou a participação feminina na força de trabalho um ponto importante de suas diretrizes econômicas, contudo, somente 47 dos 465 membros da câmara baixa são mulheres.

&nbspJapão aprova lei para ter mais mulheres na política
Sob a nova lei, partidos políticos são incitados a tornar o número de candidatos do sexo masculino e feminino tão igual quanto possível (ANN/reprodução)

Embora somente simbólica em natureza, a primeira lei do Japão para promover um aumento nos membros do sexo feminino nas assembleias nacionais e locais foi aprovada na Dieta em 16 de maio.

Sob a nova lei, partidos políticos são incitados a tornar o número de candidatos do sexo masculino e feminino tão igual quanto possível e são encorajados a estabelecer metas para igualdade de gênero.

Contudo, a lei não inclui penalidades àqueles que não a cumprirem e nem incentivos para encorajá-los.

O primeiro-ministro Shinzo Abe tornou a participação feminina na força de trabalho uma prancha importante de suas diretrizes econômicas enquanto o Japão enfrenta escassez de mão de obra.

Contudo, somente 47 dos 465 membros da câmara baixa são mulheres, uma proporção de 10.1% que coloca o Japão atrás de Myanmar e Gâmbia em termos de representação feminina no governo, de acordo com a União Interparlamentar.

A lei foi apresentada por um grupo multipartidário de legisladores, mas teria enfrentado oposição durante o processo de elaboração apesar de não conter penalidade por não cumprimento.

No próximo ano o Japão vai realizar eleições regionais em abril e para a câmara alta em julho.

O Japão ficou na última posição dentre os países do G7 – grupo das 7 economias mais avançadas do mundo – no mais recente Relatório de Igualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial, em 114º lugar.

Fonte: Japan Today, AFP
Imagem: ANN

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão