Rede social impulsiona vendas das câmeras digitais no Japão

Uma determinada rede social deu um empurrão e, pela primeira vez em 7 anos, houve crescimento no segmento de câmeras digitais.

Novo vento trouxe calor nas vendas de câmeras digitais no Japão (Asahi)

Em segundo plano por conta dos smartphones que possuem câmeras de alta definição, as vendas das chamadas digi-cameras estavam frias.

Publicidade

No entanto, por conta da palavra mais usada em 2017 a curva deu um salto, pela primeira vez em 7 anos.

No ano passado foram vendidos 24,98 milhões de câmeras digitais só no mercado japonês. Traduzindo em moeda, as vendas foram de 102,33 bilhões de ienes. Só a Fuji Film teve um aumento de 40,3% nas vendas. Mas outras também comemoram, como a Casio e a Olympus.

Tudo isso se atribui a uma palavra que leva à ação: instabae (インスタ映え). Significa fotografar ou filmar para o Instagram.

Para ostentar a melhor foto e ganhar muitos corações os jovens não poupam esforços. Para isso adquirem câmeras digitais, principalmente as mirrorless que permitem trocar as lentes.

Câmeras mirrorless

As do tipo mirrorless têm sido as queridinhas dos fotógrafos amadores. Elas não têm aquele conjunto de espelhos e prismas para levar a imagem, objeto da foto, ao visor. Capturam a imagem pela lente e essa vai diretamente para o sensor. Uma das vantagens é que são mais leves e de tamanhos mais compactos que as Digital Single Lens Reflex ou simplesmente DSLR.

Custam na faixa dos 70 mil ienes, preço mais acessível. Segundo levantamento das lojas, as vendas das câmeras digitais subiu cerca de 10% por causa da instabae.

A maior parte das vendas têm sido para as mulheres jovens. Elas querem efeitos que nem todas as câmeras dos smartphones não permitem como boke, pele bonita e colorido vivo, por exemplo.

Efeitos do fenômeno da rede social Instagram (Asahi)

Outra palavra nova

Por causa dessa onda de instabae outra palavra surgiu no mercado – instatokuju (インスタ特需), que significa demanda especial por causa do Instagram.

Com a alta demanda e a sede pela ostentação de boas fotos no Insta, o mercado se adequa oferecendo cursos de fotografia. Há classes exclusivas para mulheres que querem aprender a fotografar pratos gourmet, acessórios e o mundo fashion.

Lojas e points se esforçam para criar ambiente ou cenário exclusivo para a instabae.

O Japão está vivendo o auge do fenômeno Instagram. 

Fontes: NHK e Asahi
Fotos: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Valentine’s tem loterias além dos chocolates

Publicado em 2 de fevereiro de 2018, em Sociedade

Na série Valentine’s Day a dica é se arriscar a ser o próximo sortudo faturando o primeiro prêmio da loteria japonesa, takarakuji.

Quer ser o próximo milionário da loteria japonesa? Garanta-se com Happy Valentine (Sankei)

Começaram em grande estilo as vendas do Jumbo Takarakuji Happy Valentine e Valentine Jumbo Mini, no último dia de janeiro. É a primeira vez que a loteria japonesa lança série com esse nome.

Publicidade

Os quiosques de vendas estavam revestidos de cor de rosa com corações pink. Até o guia usou um megafone em formato de coração para atrair o público.

As vendas começaram em grande estilo, cheio de corações (Sankei)

Na verdade o nome foi uma substituição do Green Jumbo Takarakuji para esse cheio de corações.

O grande prêmio é de 200 milhões de ienes, para 14 bilhetes, mas se somados com o anterior e posterior, a pessoa sortuda poderá faturar 300 milhões no total. Para isso é preciso comprar os bilhetes na sequência numérica (renban). Se comprar os bilhetes soltos (bará) perde essa chance.

Já a versão mini irá pagar como primeiro prêmio 20 milhões de ienes para 20 bilhetes.

Nas duas versões – jumbo e mini – haverá um prêmio especial de Valentine’s no valor de 20 mil ienes.

Cada bilhete custa 300 ienes. As vendas prosseguem até 23 de fevereiro e a data do sorteio será em 7 de março, no Teatro Orix, em Osaka (província homônima).

Se você for um dos contemplados o que faria com essa quantia de 300 milhões de ienes?

Fontes: Sankei e Biglobe
Fotos: Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!