Verduras com dobro do preço

Publicado em 18 de Janeiro de 2018, em Economia

Na pesquisa realizada pelo governo o preço de algumas verduras chega ao dobro da média normal. Saiba quais são e o motivo.

&nbspVerduras com dobro do preço
Verduras bem mais caras este ano (Pixabay)

O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pescas realizou uma pesquisa de preços de verduras no varejo e divulgou o resultado na quarta-feira (17).

O levantamento foi realizado no período entre 8 a 10 deste mês, no varejo, em todo o país.

Constatou que há verduras que subiram mais que o dobro. Foram a acelga com aumento de 2,2 vezes mais, seguida do nabo (daikon), com 2,1 vezes mais e repolho duas vezes mais caro, em relação ao preço médio considerado normal do ano para a época.

O quilo médio da acelga está na faixa dos 338 ienes, motivo de dor de cabeça para os donos de restaurantes e donas de casa. Afinal, é um dos principais ingredientes para os famosos cozidos chamados de nabe ryori.

Motivo do encarecimento das verduras

Alface também está na lista das verduras com dobro de preço. O quilo chegou a 1.282 ienes. Outra hortaliça é o tomate, 20% mais caro, custando 868 o quilo.

Segundo o levantamento um dos motivos dos preços mais altos é a escassez das verduras. Essa escassez deverá se estender até fevereiro, analisa a cooperativa de Aichi, JA.

Desde o outono do ano passado os agricultores amargaram mais chuva que o normal e temperaturas mais baixas. Essas condições afetaram as produções das hortaliças.

Até que a produção e distribuição se normalize os preços deverão se manter mais caros, provavelmente até março deste ano.

Como substitutos entram na lista das sugestões as hortaliças chingensai e tomyo. Se ainda não leu as matérias sobre elas, toque sobre o nome das hortaliças para conhecê-las.

Fontes: Nikkei e JNN
Fotos: Pixabay

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão - Fujiarte
WAYSU - Trabalhe com segurança!