Moedas digitais não vão substituir o dinheiro em espécie tão cedo, diz BOJ

A tecnologia financeira está revolucionando a indústria bancária, mas as moedas digitais não vão substituir o dinheiro em espécie tão cedo, disse um alto responsável do BOJ.

Neste ano, o governo reconheceu a bitcoin como uma moeda corrente e aprovou várias empresas como operadoras de câmbio de criptomoeda

A tecnologia financeira está revolucionando a indústria bancária rapidamente, mas as moedas digitais não vão substituir o dinheiro em espécie tão cedo, disse um alto responsável do BOJ – Banco do Japão na quarta-feira (22).

Publicidade

“Está muito longe, disse Hiromi Yamaoka, responsável pelo departamento de pagamentos e liquidação do BOJ, nos bastidores de um fórum sobre inovação financeira sediado pela Thomson Reuters.

“Isso mudaria o sistema bancário de forma muito drástica”.

O Japão se tornou um corredor de frente na indústria de tecnologia financeira (fintech), com o governo neste ano tendo reconhecido a bitcoin como uma moeda corrente e aprovou várias empresas como operadoras de câmbio de criptomoeda.

No ano passado, o BOJ estabeleceu uma seção responsável da fintech para oferecer orientação a bancos que buscam novas oportunidades de negócios, e se juntou ao Banco Central Europeu – ECB na sigla em inglês –  para estudar tecnologia de registro distribuído como a blockchain.

Contudo, em setembro, o BOJ e o ECB julgaram que a blockchain – que é melhor conhecida como o sistema que apoia a bitcoin – não era matura o suficiente para alimentar os maiores sistemas de pagamento do mundo.

“A partir de uma perspective prática, acho que ainda está sob construção”, disse Yamaoka ao fórum, mencionando a blockchain e a tecnologia DLT.

A blockchain é uma base de registro online pública de transações mantidas por uma rede de computadores na internet.

Empresas financeiras esperam que a nova tecnologia possa reduzir o custo e a complexidade de processos complicados, como pagamentos internacionais e estabelecimento de segurança.

Os bancos também estão usando a fintech de outras maneiras para tornar seus serviços financeiros mais eficientes, incluindo aplicativos para smartphones e inteligência artificial para serviços consultivos.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

23/nov Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Publicado em 23 de novembro de 2017, em Aconteceu Hoje

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Kintai-kyo, província de Yamaguchi

Cotação (17h00 – 23/nov)   

Publicidade

&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Dólar  111.24 円 – 111.25 円 (-0.81)
&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Euro 131.60 円 – 131.61 円 (-0.14)
&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Real  34.465 円 – 34.515 円 (-0.005)

[resumo]

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!