Economia japonesa registra a mais longa faixa de crescimento desde 2001

As exportações e demanda global mais forte para produtos japoneses levaram à expansão que ajudou a compensar uma queda no consumo nacional.

Mesmo com a mais longa faixa de crescimento da economia desde 2001, a inflação ainda é fraca e os gastos do consumidor continuam anêmicos (imagem ilustrativa)

A economia japonesa expandiu por sete trimestres consecutivos no período mais longo de crescimento em mais de uma década.

Publicidade

Dados mostraram que o produto interno bruto (PIB) teve uma taxa de crescimento anualizada de 1,4% entre julho e setembro.

O sólido resultado trimestral ocorre após mais de quatro anos de estímulo econômico realizado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.

As exportações e demanda global mais forte para produtos japoneses levaram à expansão que ajudou a compensar uma queda no consumo nacional.

Martin Schulz, membro sênior do Instituto de Pesquisa Fujitsu em Tóquio, disse que a economia foi impulsionada por forte demanda de exportações, crescendo a 6%.

Com a “economia mundial se recuperando quase em sincronização e com expansões dos EUA através da Ásia à União Europeia, isso ajuda os exportadores do Japão enormemente”, frisou.

A inflação ainda é fraca e os gastos do consumidor continuam anêmicos

As políticas econômicas de Abe também foram parcialmente creditadas pela faixa mais longa de crescimento econômico japonês em 16 anos.

O grande plano de Abe para dar o ponta pé inicial na terceira maior economia do mundo, conhecida como “Abenomics” teve foco em combater cerca de duas décadas de crescimento estagnado e queda nos preços do consumidor.

Apesar de dúvidas sobre a Abenomics entre muitos economistas, David Kuo, chefe executivo da Motley Fool Singapore, disse que os números mostraram que a “facilitação quantitativa está funcionando no Japão.

Após ser reeleito no mês passado, Abe se comprometeu a continuar com seus esforços para impulsionar a economia japonesa em um ciclo de aumentos salariais, gastos e inflação.

Contudo, Kuo disse que o “Japão ainda não está livre do problema” , visto que a inflação ainda é fraca e os gastos do consumidor continuam anêmicos.

O consumo privado caiu anualizados 1,8% no trimestre, mostrando como as políticas econômicas de Abe ainda não estimularam os consumidores a gastar.

Fonte: BBC
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa ferroviária pede desculpas porque trem partiu da estação 20 segundos mais cedo

Publicado em 17 de novembro de 2017, em Curiosidades

As empresas japonesas se importam muito com a satisfação do cliente e tentam de forma constante olhar para as coisas a partir do ponto de vista final do usuário.

Um trem da série TX-2000 da Metropolitan Intercity Railway (Wikimedia/LERK)

Os trens no Japão são incríveis por inúmeras razões, sem mencionar o quão pontuais eles são. Contudo, na terça-feira (14), um trem da linha Tsukuba Express da Empresa Ferroviária Interurbana da área metropolitana de Tóquio (Metropolitan Intercity Railway Company) falhou em cumprir seu cronograma.

Publicidade

A linha conecta Akihabara (Tóquio) com Tsukuba (Ibaraki), e nas manhãs de dias úteis um trem deveria partir da estação de Minami Nagareyama às 9h44m. No entanto, em 14 de novembro, ao invés disso, ele partiu às 9h43m40s, 20 segundos mais cedo do que o horário programado.

Antes do dia ter terminado, a equipe de gestão do Tsukuba Express emitiu um pedido de desculpas oficial, publicado na homepage da empresa.

“No dia 14 de novembro, por volta das 9h44m, um trem da Metropolitan Intercity Railway Company (escritório principal em Tóquio, distrito de Chiyoda, presidente e CEO Koichi Yugi) com destino norte partiu da estação Minami Nagareyama 20 segundos mais cedo que o horário indicado em seu cronograma. Pedimos nossas sinceras desculpas pela severa inconveniência imposta aos nossos clientes”.

Mesmo que não seja um tipo de erro que exige absolutamente um pedido de desculpas, não há nada de errado, cita a matéria do Sora News e, definitivamente, é algo adorável, em relação a tirar um momento para pedir desculpas por quaisquer problemas que a partida antecipada possa ter causado.

As empresas japonesas, cita o Sora News, se importam muito com a satisfação do cliente e tentam de forma constante olhar para as coisas a partir do ponto de vista final do usuário e estão dispostas a oferecer um sincero pedido de desculpas pela inconveniência compreensível, que pode ser considerado uma das partes mais interessantes da sociedade japonesa.

Fonte: Sora News
Imagem: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!