Trilionário mercado do animê do Japão

A indústria de animê no Japão movimenta um mercado trilionário segundo pesquisa recente. Chegou perto dos 3 trilhões de ienes.

Personagem do filme Your Name (君の名は) o qual bombou no exterior também (divulgação)

A indústria do animê, seja de tevê, filmes e expansão no exterior ultrapassou os 2 trilhões de ienes pela primeira vez no ano passado. Acredita-se que a diversificação e o gosto pelo animê no exterior tenha levado à expansão da escala de mercado.

Publicidade

A pesquisa foi conduzida pela Japan Video Association. Ela realizou pesquisa detalhada em 9 segmentos do mercado de animê. Foram verificados os faturamentos obtidos pelas empresas relacionadas, no ano passado. Os segmentos são de produção para tevê, filmes, distribuição e transmissão de vídeos e expansão no exterior, entre outros.

Animê: a indústria gigantesca

A pesquisa vem sendo conduzida desde 2002 e 2016 superou o ano anterior. Em 2015 o mercado foi estimado em 1,8 trilhão de ienes. No ano passado ele chegou próximo aos 3 trilhões de ienes.

Os 2,9 trilhões de ienes do mercado tiveram grande crescimento nas vendas para o exterior, apontaram os resultados. Exibição de filmes no exterior e as vendas de DVDs representam 767,6 bilhões de ienes, seguido da vendas de artigos envolvendo os personagens desse mundo, no total de 562,7 bilhões de ienes.

A associação atribui a marca dos quase 3 bilhões de ienes à diversificação no exterior. Na onda do boom do animê, eventos e o filme Kimi no na wa (君の名は) foram mencionados como os principais fatores. Ela acredita que a indústria do animê poderá se expandir ainda mais no exterior.

O que é animê

Não se sabe ao certo a origem do termo animê (アニメ). Pode ter vindo do inglês animation como do francês animé. A palavra sugere que seja todo o tipo de animação produzida em estúdio. Portanto, animê não é um gênero, sim um meio. Pois dentro do animê há dramas, romance, suspense, terror, etc.

Os conteúdos produzidos são muitos. Vão desde mangás a vídeos, filmes ou seriados. Deles derivam os eventos ao vivo, criação de bonecos com os personagens, música, cosplay, cafés, lojas especializadas, shows, publicações, etc. É uma indústria gigantesca que vem ganhando cada vez mais fãs no exterior também.

Fonte: NHK 
Foto: divulgação 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Sul, Estados Unidos e o Japão iniciam exercício para rastreamento de mísseis

Publicado em 24 de outubro de 2017, em Ásia

O exercício, que terá duração de dois dias, será realizado em águas ao largo das costas da Coreia do Sul e do Japão.

O exercício, que terá duração de dois dias, será realizado em águas ao largo das costas da Coreia do Sul e do Japão (Wikmedia/Jyusin)

Coreia do Sul, Estados Unidos e o Japão iniciaram nesta terça-feira (24) um exercício conjunto para rastreamento de mísseis, em preparação para qualquer ameaça da Coreia do Norte.

Publicidade

Os exercícios serão realizados em águas ao largo das costas da Coreia do Sul e do Japão, informaram as forças armadas sul-coreanas em uma declaração.

Os exercícios vêm sendo realizados a cada poucos meses após um acordo feito durante uma Reunião Consultiva de Segurança entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos no ano passado.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte continuou a realizar testes de mísseis balísticos intercontinentais, apesar de vários apelos da comunidade internacional para que o país os abandonassem.

Muitos especialistas acreditam que esses mísseis – os quais a Coreia do Norte testou ao dispará-los na direção do Japão – poderiam atingir os EUA. Ao mesmo tempo, a Coreia do Norte também vem testando cargas nucleares que podem ser transportadas por tais mísseis.

A tensão na península coreana está cada vez mais tensa após vários testes de mísseis de Pyongynag. A comunidade internacional tenta pressionar Kim Jong-un por meio de sanções, mas até o momento a Coreia do Norte não deu sinais que vai abandonar seus programas nucleares.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!