Japão cai no ranking de competitividade internacional

Dívidas do governo e falta de participação das mulheres na economia fazem Japão cair para o 9º lugar no ranking mundial de competitividade. Veja mais.

Dívidas do governo e falta de participação das mulheres na economia fazem Japão cair para o  9º lugar no ranking mundial de competitividade

O Fórum Econômico Mundial, conhecido pelas reuniões em Davos, apresenta todos os anos um relatório sobre a competitividade entre vários países de acordo com a situação econômica, infraestrutura e padrões educacionais. Este ano o “Relatório de Competitividade Internacional” foi apresentado na quarta-feira (27).

Publicidade

Segundo o relatório, neste ano, 137 países e regiões foram analisados. Por 9 anos consecutivos, a Suíça conquistou o primeiro lugar, e a segunda e terceira posição foram ocupadas pelos EUA e Cingapura. Contudo, o Japão não conseguiu manter sua posição e caiu do 8º para 9º lugar, sendo o segundo ano de queda. Houve uma grande movimentação entre os 10 melhores países neste ano, mas continuam sendo os habituais.

O Japão obteve uma ótima pontuação nas categorias relacionadas à infraestrutura e seguro de vida, mas as enormes dívidas públicas continuam sendo um ponto negativo. Este ano, o Japão caiu do 1º para 2º lugar no quesito “qualidade das ferrovias”, do 18º para o 23º na “aliança acadêmico-industrial”, categoria relacionada à revolução tecnológica, e do 3º para o 8º no item “engenheiros e cientistas capazes de atuar ativamente”.

Na região Ásia-Pacífico, a Indonésia e o Vietnã subiram para a 36ª e 55ª posição, respectivamente. A Indonésia, além de ter expandido a escala econômica, subiu nos padrões de revolução tecnológica. O principal fator do impulsionamento no ranking do Vietnã foi a melhoria da produtividade do trabalho e o crescimento econômico.

No Oriente Médio, o Irã, que foi liberado das sanções econômicas decorrentes do acordo nuclear em 2016, subiu sete posições, conquistando o 69º lugar.

O Fórum Econômico Mundial é uma organização sem fins lucrativos conhecida pelas reuniões em Davos, na Suíça, que reúne líderes políticos de vários países. O relatório de competitividade é publicado desde 1979. Após as mudanças nos critérios de pesquisa em 2005, a melhor posição conquistada pelo Japão foi o 6º lugar.

Fonte: Nikkei Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota vai produzir o subcompacto Yaris no Brasil

Publicado em 28 de setembro de 2017, em Brasil

Uma fábrica existente em Sorocaba, no estado de São Paulo, vai abrigar a nova linha de produção para o Yaris, anunciou a Toyota.

Toyota Motor planeja iniciar a produção do subcompacto Yaris no Brasil em 2018 (Nikkei)

A Toyota Motor está investindo 1 bilhão de reais (316 milhões de dólares) em uma nova linha brasileira de produção para o Yaris, o qual a montadora japonesa vê como idealmente posicionado para levar vantagem da crescente demanda.

Publicidade

Uma fábrica existente na cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo, vai abrigar a nova linha, anunciou a Toyota na segunda-feira (25). A capacidade de produção da fábrica se manterá acima de 100.000 unidades por ano. Contudo, a cota assumida pelo subcompacto Etios será encolhida para acomodar o Yaris, cuja produção terá início em julho de 2018.

O Etios, um modelo comercializado em massa, e o de alta gama, Corolla, contam pela maior parte das vendas da Toyota no Brasil. O Yaris vai ocupar a faixa de preço mediana.

Isso faz parte da estratégia da Toyota para se recuperar nos mercados emergentes. A fabricante de veículos, anteriormente, tentou construir participação de mercado com o Etios e outros modelos estratégicos, mas teve problemas em acertar o balanço certo entre a alta qualidade e preços baixos.

Em agosto, a Toyota começou a vender o Yaris Ativ na Tailândia, com preço inicial de aproximadamente 13.000 dólares. Essa faixa de preço torna o modelo o sedan mais acessível oferecido pela Toyota na Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Fonte e imagem: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!