Aumento da despesa média familiar no Japão após 16 meses

Saiba o valor médio da renda e da despesa de uma família japonesa, com mais de 2 pessoas, e se o Japão está em recuperação da economia.

Aumento da despesa média das famílias dos assalariados do Japão, depois de 16 meses (NHK)

Aumento da despesa média familiar pode ser um indicativo de que o Japão retomou o crescimento da economia? Pode ser que sim.

Publicidade

De acordo com o anúncio feito pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, nesta sexta-feira (28), o resultado da pesquisa realizada em junho, mostra que a despesa média de uma família japonesa subiu para 268.802 ienes. Essa média é das famílias em geral, acima de 2 pessoas.

Essa soma de despesas não ocorria desde fevereiro de 2016, ou seja, há 16 meses. Em relação ao mês anterior, o aumento foi de 1,5%.

Despesa da família e para onde foi o dinheiro

De acordo com o resultado da pesquisa, as famílias gastaram mais com a habitação. Houve um aumento de 25,1% em relação à reformas e manutenção. Além disso, o setor de veículos está numa fase boa, com aumento de vendas de carros novos. Em consequência, houve aumento de compras relacionadas aos acessórios e utilidades para o carro.

Outro aumento significativo, de 6%, foi observado nos itens transporte e comunicação. Houve aumento de vendas de passagens aéreas e terrestres.

Em relação aos alimentos – comida e bebida – continua com leve queda. No mês passado, caiu 0,6% e credita-se aos preços altos dos pescados como salmão e bonito.

Despesa média e renda média da família de assalariado

Já as despesas de uma família de assalariado ou do trabalhador empregado, a média foi mais alta: 296.653 ienes, com um aumento de 6,7% em termos reais, comparado com o ano passado. Esse é o segundo mês consecutivo com aumento.

A renda média de uma família dos assalariados foi de 735.477 ienes, apresentando aumento real (excluindo a flutuação dos preços) de 0,1%, pela primeira vez em 4 meses.

Segundo o ministério, embora seja visível a recuperação do consumo em vários setores, é necessário identificar essa tendência com cuidado.

Fontes: NHK e Nikkei Shimbun
Foto: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shiseido faz recall de 410 mil unidades de protetores solares

Publicado em 28 de julho de 2017, em Sociedade

A gigante dos cosméticos do Japão anunciou que está recolhendo 3 tipos de protetor solar, por problema de controle de qualidade.

Shiseido recolhe voluntariamente esses 3 produtos (divulgação)

A Shiseido anunciou na quinta-feira (27) o recolhimento espontâneo de cerca de 410 mil unidades de 3 tipos de protetor solar fabricados por ela.

Publicidade

Segundo o material de divulgação da griffe, esses produtos, quando passados na pele, proporcionaram uma certa aspereza. Assim, concluiu que não atendem ao padrão da qualidade da marca.

Os 3 produtos alvo do recall são

  • Sun Medic UV Sun Protect de uso medicinal, EX com 50ml (サンメディックUV 薬用サンプロテクト EX50mL)
  • Mais 2 da linha Anessa: UV AB 40 gramas (アネッサ 薬用美白エッセンスフェイシャルUV AB 40g) e
  • UV AB de 15 gramas (アネッサ 薬用美白エッセンスフェイシャルUV AB 特製サイズ 15g).

Cada um desses produtos tem uma numeração de fábrica, os quais constam da página web para o consumidor conferir.

Shiseido indica através dessas fotos onde conferir o número de série para recall (divulgação)

Shiseido promete trocar os produtos

De acordo com a Shiseido esses produtos saíram da unidade de Osaka, fabricados no período de dezembro do ano passado a março deste ano.

Ela esclarece que em relação à proteção solar todos os produtos atendem com segurança a funcionalidade proposta. É somente em relação a essa sensação de aspereza na hora de passar os produtos na pele.

A griffe publicou pedido de desculpas em sua página web. Ela se propõe a realizar a troca do produto para os consumidores, através da solicitação efetuada via página web http://www.shiseido.co.jp/announcement/201707_02/ . Se preferir, o consumidor pode solicitar a troca pelo telefone de chamada gratuita 0120-172-693.

Atenção para os horários de atendimento: de sexta-feira (28) a 4 de agosto, das 9 às 21h00, incluindo sábado e domingo. A partir de 7 de agosto, o atendimento volta ao normal, das 9 às 17h00, excluindo sábados, domingos e feriados.

Fonte e foto: release

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!