Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Desde abril, mais de 300 pessoas morreram em protestos na Nicarágua

Publicado em 17 de julho de 2018, em Notícias do Mundo

Os protestos começaram em abril quando trabalhadores e estudantes tomaram as ruas para se opor a uma reforma do sistema de segurança social.

Desde quando iniciou em abril, o tumulto resultou em mais de 300 mortes (afbpp)

Conflitos na Nicarágua deixaram pelo menos 10 mortos no domingo (15) enquanto o governo tentou remover barricadas construídas por manifestantes na cidade de Masaya.

Publicidade

O tumulto começou há três meses quando trabalhadores, pensionistas e estudantes tomaram as ruas para se opor a uma reforma do sistema de segurança social. O plano incluiu aumento de impostos e benefícios reduzidos.

Dias de protestos forçaram Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, a abortar a reforma. Contudo, o tumulto continuou, alimentado pela violenta resposta do governo e anos de crescente frustração contra o presidente.

Desde quando iniciou em abril, o tumulto resultou em mais de 300 mortes. E agora as manifestações evoluíram para se transformarem no maior desafio do domínio de Ortega desde uma década atrás, quando ele retomou o poder.

De democrata rebelde a “ditador eleito”

Manifestantes estão pedindo que as eleições, atualmente programadas para 2021, sejam adiantadas para 2019. Muitos estão frustrados com as mudanças de Ortega, nos últimos anos, para consolidar mais o poder.

Daniel Ortega, 72 anos, presidente da Nicarágua (Wikimedia/Cancillería Ecuador)

Em 2009, a Suprema Corte garantiu a Ortega o direito de concorrer a um segundo mandato consecutivo, contrariando a constituição.

Então, em 2014, o governo apoiou uma mudança na constituição que encerrou os limites de termos. Ortega está agora em seu terceiro mandato consecutivo.

Há um pouco de ironia histórica em Ortega ser rotulado como um “ditador eleito” e emergindo como o alvo de protestos democratas. Como um rebelde nos anos 1970, ele ajudou a derrubar a ditadura de Somoza que dominou a Nicarágua por quatro décadas. Ortega, então, levou o país à democracia como primeiro presidente nos anos 1980.

No início deste mês, Paul Oquist, ministro e conselheiro próximo de Ortega, pareceu indicar em uma entrevista ao The Guardian que o presidente estaria aberto a eleições antecipadas se os protestos terminassem. Contudo, poucos dias depois, o líder mesmo negou a possibilidade.

“Aqui as regras são estabelecidas pela constituição”, disse Ortega durante um discurso em Managua. “Você não pode simplesmente mudá-las da noite para o dia”.

Fonte: Quartz
Imagem: Wikimedia, afpbb

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!