Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Cuidado: vírus pré-instalados em smartphones Android

Publicado em 28 de maio de 2018, em Tecnologia

Avast publicou a detecção do malware “Colisoon” em 18 mil dispositivos Android por todo o mundo. Veja o que ele faz e como eliminá-lo.

Publicidade

A Avast, uma das maiores empresas europeias de segurança digital, descobriu que muitos dos smartphones Android baratos que não possuem a autorização do Google foram fabricados com malware, que sãoprogramas maliciosos ou tipo de vírus.

Este malware conhecido como Cosiloon obriga os usuários a fazerem o download de aplicativos indesejados. Segundo a Avast, o programa fazia propaganda de aplicativos, mostrava publicidade na tela e forçava aos usuários a comprar. A empresa constatou esse problema em dispositivos da ZTE, Archos, myPhone, mediaTech, etc.

O Cosiloon é formado por droppers e payload. Segundo a Avast, um dropper consegue instalar, sem a necessidade da autorização do usuário, pacotes de aplicativos definidos dentro de códigos baixados através de conexões com Internet (HTTP) não seguras – sem encriptação.

Exemplos de como o Colisoon acaba violando a privacidade do usuário

Os droppers são pré-instalados durante o processo entre a fabricante do aparelho, manufatureiras de certos materiais e a distribuidora. Eles são parte do firmware, instruções operacionais programadas dentro do hardware, logo é praticamente impossível de serem deletadas pelo usuário.

“A lista dos aparelhos tem apenas os dispositivos com pelo menos 10 usuários ativos no mês passado. No total são aproximadamente 800 aparelhos, e ainda há classificação por quantidade de detecções. Contudo, a lista é provavelmente mais extensa, pois o malware estava dentro de pacotes de plataforma de chipset, os processadores, que são reutilizados para diversos aparelhos de marcas diferentes”, disse Vojtech Bocek, da Avast Software.

Como excluir o vírus?

O Google Play Protect já passou por uma atualização que impede aplicativos de serem alvo do Colisoon. Contudo, mesmo assim é difícil removê-lo do aparelho. Ainda que os desenvolvedores tenham sido contactados pelo Google, muitos deles não estão interessados em remover o malware.

Segundo a Avast, o aplicativo Avast Mobile Security, disponível para download na Google Play Store, consegue detectar e excluir o payload, mas não consegue desabilitar o próprio dropper. Logo, a empresa aconselha a desativação de aplicativos com os nomes Crash Service ou ImeMess manualmente da seguinte forma:

  1. Inicie uma varredura de sistema através do Play Protect. É possível utilizá-lo abrindo o aplicativo da Play Store e ativá-lo através das configurações, conforme imagem abaixo.
    Em seguida, abra as Configurações do smartphone e encontre na lista de aplicativos os nomes ImeMess, CrashService ou Terminal.
  2. Se encontrar alguma(s) da(s) citadas acima, desative-as.
  3. Como opcional faça o exame de segurança com o app Avast Mobile Security

Segundo especialistas, essa medida conseguiu evitar a (re)instalação do Colisoon e manteve o smartphone livre de ameaças.

Clique aqui para abrir o blog da Avast com mais informações e detalhes técnicos.

Fonte: Techcrunch e Avast

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!