Pobreza da população idosa no Japão alimenta a onda de ‘crimes na terceira idade’

Publicado em 25 de novembro de 2017, em Crime

O grande número presos idosos levou o governo japonês a aprovar um plano para atribuir funcionários especializados em cuidados de enfermagem a cerca da metade das prisões do país.

&nbspPobreza da população idosa no Japão alimenta a onda de 'crimes na terceira idade'
O número de presos idosos quase quadruplicou desde 1997, para 2.498 no ano passado (CNBC)

Cerca de um em cada quatro condenados japoneses reincide e acaba atrás das grades dentro de dois anos após ser libertado, de acordo com novos números divulgados pelo governo.

Acredita-se que a pobreza seja um fator que está alimentando o aumento dos chamados “crimes na terceira idade” cometidos por idosos no Japão, sendo um efeito colateral particularmente negativo do ritmo rápido que a sociedade está envelhecendo.

O livro branco anual sobre crime, publicado pelo Ministério da Justiça, descobriu que criminosos idosos tinham mais probabilidade de serem enviados à prisão em relação aos seus similares mais jovens.

Mais de 23% dos idosos acima de 65 anos que cometem crimes reincidem dentro de dois anos, comparado a somente 11% daqueles com menos de 29.

O número de presos idosos quase quadruplicou desde 1997, para 2.498 no ano passado, contando por mais de 12% de todos os detidos, de acordo com o relatório.

As razões mais comuns para a prisão de idosos eram pequenos delitos, como furtos, refletindo as dificuldades financeiras voltadas a uma crescente faixa da população idosa do Japão.

O número crescente de presos idosos levou o governo japonês a aprovar um plano no início deste ano para atribuir funcionários especializados em cuidados de enfermagem a cerca da metade das prisões do país.

Os novos números vêm à tona semanas após um idoso de 74 anos de Osaka ter sido revelado como assaltante em série, conhecido como “ninja da era Heisei” . Ele escapou da polícia por oito anos enquanto teria conduzido mais de 200 invasões noturnas a residências vestido de preto da cabeça aos pés.

Fonte: Telegraph
Imagem: CNBC

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão - KOWA
KOWA - Trabalhe com segurança!
UNIP - Faculdade à distância no Japão!