Fotógrafo Junior Maeda: palestrante do TEDx

Publicado em 13 de agosto de 2018, em Comunidade

Todo mundo sabe que não é qualquer pessoa que sobe no palco do TEDx para palestrar. O fotógrafo Junior Maeda estará lá, em Hamamatsu.

&nbspFotógrafo Junior Maeda: palestrante do TEDx
Fotógrafo Junior Maeda vivendo uma fase inacreditável de sonho, como ele mesmo diz (cedida)

O fotógrafo brasileiro, atuante na comunidade, Junior Maeda, 42 anos, residente em Kakegawa (Shizuoka) desde 2006, estará no TEDx.

O famoso TEDx convida pessoas que possuem “ideias que merecem ser divulgadas”, na tradução livre do lema ideas worth spreading. O programa TEDx local foi desenvolvido para ajudar comunidades, organizações e indivíduos a estimular diálogo e conexão por meio de experiências locais, tal qual o TEDx global.

Ele será um dos que pisará o tapete vermelho do palco do TEDx Hamamatsu, no próximo mês.

Do Rio Grande do Sul para o Japão

O porto-alegrense Junior Maeda vai falar sobre como nasceu a ideia das fotografias para retratar a época do começo da vinda dos brasileiros ao Japão. E aqui entra mais um desafio: tudo em japonês.

Há 28 anos no arquipélago ele vivenciou essa época.

“A gente ainda mandava carta para os familiares, dentro daquele envelope com bordas em azul e vermelho. Todo mundo usava o orelhão para fazer ligações internacionais”, relembra.

&nbspFotógrafo Junior Maeda: palestrante do TEDx
Entre as fotos produzidas que lhe renderam elogios e convites para várias exposições (cedida)

Ele conseguiu obter reproduções fiéis ao começo do movimento decássegui em belas fotos em P&B. Contou com a colaboração dos amigos para reproduzir essa época dos idos de 1990, quando ainda não existiam internet tampouco redes sociais.

Mostras e exposições vêm ocorrendo desde que resolveu seguir o conselho de um amigo, também Junior. “Você tem que expor”, dizia o amigo.

Inspiração de Junior Maeda

“Me deu um estalo pra fazer essas fotos e não pensei em nada. Se teria dinheiro, modelos, quanto de tempo iria gastar. Quis fazer e deu certo”, exclama.

Ele revela que está vivendo um sonho. “Não é uma realização, pois não planejei. É um sonho mesmo”, reforça.

Depois de ter ganho o Troféu Press Awards 2017, na sequência, na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e dos 30 de reverso, Junior Maeda realizou exposições e já recebeu mais convites para outras. O ponto alto de tudo isso é o fato de ser o primeiro brasileiro da comunidade brasileira no Japão a pisar no palco do TEDx.

De amador a profissional: sonho

Tendo começado a fotografar como amador aos 15 anos, ele nem imaginava que seria reconhecido dessa forma, na época. Com o sonho de se tornar profissional fez curso no Instituto da Fotografia do Japão, em Tóquio, 5 anos atrás.

“Quando você achar que sabe tudo, é a hora de aprender mais.” 

(frase que é um lema na vida do Maeda)

Mídias como Rádio Fênix e Portal Nippon já tiveram centenas de fotos suas, como atualmente têm no Portal Mie.

“Meu forte é fotografia de produtos e fotojornalismo, apesar de trabalhar com um leque de outros tipos”, pontua.

O palco do TEDx Hamamatsu será na Universidade da Arte e Cultura de Shizuoka, e ele será um dos palestrantes ao longo das 11 às 18h, em 23 de setembro deste ano.

“Consegui unificar a mensagem e fazer fotografias que tem significado. É um sonho realizado, num evento só”, finaliza Junior Maeda.

Fotos: cedidas

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão