Izumo quer fixação dos brasileiros na cidade

Os brasileiros são maioria dos estrangeiros na cidade de Izumo, na província de Shimane. A cidade colabora para a fixação de residência dos verde amarelos.

Gôndola com produtos brasileiros no supermercado japonês, em Izumo (San-i Chuo)

Dentre as cidades da província de Shimane, Izumo concentra mais de 3 mil brasileiros. A maioria trabalha em uma indústria de eletrônicos da cidade e a cada ano percebe-se aumento dos residentes.

Publicidade

Em 30 de maio o número de residentes estrangeiros foi de 4.217 pessoas, sendo que 3.111 são brasileiros. Ou seja, 74% são verde amarelos.

Em geral são recrutados no Brasil, mas alguns se mudam para lá devido ao trabalho nessa indústria.

O governo municipal vem promovendo esforços para a fixação dos verde amarelos. Em 2006 eram 740, ultrapassando mil no ano seguinte e em 2008, porém com a crise, em 2009 o número caiu para 642. No entanto, desde 2014 o número tem curva ascendente e mais de 70% tem idade produtiva, na faixa dos 20 aos 40 anos.

Facilidades para os brasileiros

Com o intuito de fixá-los na cidade foram criadas facilidades como contratação de intérprete na prefeitura, panfletos bilíngues, cursos da língua japonesa e outros adicionais, entre outras.

Uma rede de supermercados, a Supercenter Plant, inaugurou gôndolas com produtos brasileiros para atender essa população. Também uma farmácia disponibiliza medicamentos em português para facilitar a compra.

Há mais facilidades e benefícios no plano da cidade, a serem executados até 2020, de modo a colaborar para a convivência harmoniosa e também para a fixação da residência.

Para elaboração desse plano foi feita uma pesquisa entre parte dos residentes verde amarelos, para ouvir suas necessidades. As crianças estão nos planos para que possam frequentar as escolas da cidade, assim como o oferecimento de moradias públicas.

Fontes: divulgação e San-I Chuo 
Foto: San-I Chuo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Afogamento durante churrasco

Publicado em 11 de junho de 2018, em Acidentes

Um universitário se afogou no rio, durante um churrasco, e uma hora mais tarde foi encontrado afundado. Morreu no hospital.

Universitário se afogou e foi encontrado inconsciente, morrendo um dia depois no hospital (NHK)

O Corpo de Bombeiros recebeu uma chamada para atender um caso de afogamento no Rio Tama, em Kawasaki (Kanagawa), por volta das 13h30 de sábado (9).

Publicidade

Cerca de uma hora depois de iniciada a busca pelo jovem, policiais e bombeiros encontraram uma pessoa afundada no meio do rio. Foi socorrida imediatamente, em estado de inconsciência.

A informação da polícia é que morreu depois das 20h do domingo (10).

Foi identificado como Rin Takahashi, japonês, 18 anos, estudante do primeiro ano de uma universidade da cidade.

Segundo a polícia ele e seus amigos da faculdade estavam no leito do rio fazendo um churrasco. Ele teria pulado de uma rocha quando o viram se afogar.

Fonte e foto: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!