Celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil

A primeira vez que o navio Kasato Maru embarcou levando japoneses cheios de sonhos e esperança foi nesta data, há 110 anos.

Publicidade

Em 18 de junho de 1908 o navio Kasato Maru, com 781 japoneses, embarcou do Porto de Kobe com destino a Santos-SP, levando os primeiros imigrantes.

Foi o começo da imigração japonesa no Brasil, com pessoas cheias de sonhos e esperança de construir uma vida melhor do outro lado do mundo.

Se hoje a população nikkei é estimada em 1,9 milhão de descendentes foi graças aos pioneiros que se arriscaram a viver em um país tropical, sem conhecer nada da cultura local.

Ao chegarem no Brasil se depararam com a dura realidade do trabalho na lavoura, especialmente a do café. O sofrimento foi superado pela dignidade, essa que se vinculou durante as gerações seguintes.

Contribuição da imigração japonesa no Brasil

O Brasil tem, portanto, a maior comunidade nikkei do mundo, com história dos 110 anos de imigração.

No Japão se comemora em 18 de junho o Dia da Imigração no Exterior, enquanto na sociedade brasileira vários eventos marcam a importante data.

Os japoneses contribuíram para o desenvolvimento da agricultura, para o cultivo dos valores humanos, religião budista, difusão do beisebol, culinária – sushi, yakisoba e sashimi – e também com os alimentos como caqui, pepino, berinjela, amendoim, entre outros. Além disso tudo, ainda no campo das artes, como o bonsai e artistas ilustres como Tomie Ohtake, Manabu Mabe, entre outros. A introdução das artes marciais como aikidô, sumô, kendo, judô, kiu-jitsu e caratê se deve aos japoneses.

Descendentes dos imigrantes

No Japão, a presença da maioria dos brasileiros se deve ao fato de serem descendentes, cuja abertura do visto especial se deu em 1990. A população verde amarela residente no arquipélago é de 185.967, segundo dados fechados em junho do ano passado.

Esta data, portanto, é de celebração.

Fotos: Wikipedia 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Promotoria busca pena de morte para acusado do assassinato de menina vietnamita

Publicado em 18 de junho de 2018, em Crime

Yasumasa Shibuya cometeu um crime “abominável e cruel”, disse a promotoria em uma audiência no Tribunal de Chiba.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!