Testes de avaliação para obter visto para yonsei: saiba quais são

Publicado em 25 de maio de 2018, em Comunidade e atualizado em 30 de maio de 2018 as 1:49 PM

O governo publicou as diretrizes para aprovação do visto de yonsei na sua página web. Entre elas, o sistema para avaliar o conhecimento do idioma. Saiba quais são os testes.

&nbspTestes de avaliação para obter visto para yonsei: saiba quais são
Saiba quais são os testes que o governo do Japão usará para avaliar o conhecimento do idioma para liberação do visto para yonsei

Está chegando a época de dar entrada no visto para yonsei aprovado pelo governo japonês. A liberação começa em julho deste ano e o Ministério da Justiça do Japão publicou em sua página web o sistema de aceitação do nikkei yonsei.

Publicidade

Entre as informações sobre a obtenção do visto para o descendente de quarta geração dos japoneses, o teste para avaliar o nível do conhecimento do idioma estava vago, quando o anúncio foi feito.

Nessa página constam todos os procedimentos antes da entrada no Japão e depois. Entre eles, há informação sobre os testes. Saiba quais são, a seguir.

Testes aceitos

O ministério aceitará o resultado de um desses 3 testes:

  • Nível 4 ou superior do Teste de Proficiência da Língua Japonesa (日本語能力試験N4以上)
  • Acima de 400 pontos do J-Test ou Teste Prático da Língua Japonesa, nível A-D (J.TEST実用日本語検定のA-Dレベル試験400点以上)
  • Nível 4 ou superior do NAT-Test (日本語NAT-TESTの 4級以上)

1 – Teste de Proficiência da Língua Japonesa

Esse teste – JLPT – é realizado 2 vezes ao ano. Em 2018 as datas são 1.º de julho e 2 de dezembro, no domingo.

O número de candidatos aos 5 níveis do teste cresce a cada ano. Em julho do ano passado foram 152.267 candidatos no Japão e 466.407 no exterior, totalizando 466.407.

Dos quase 500 mil a média geral de obtenção dos respectivos certificados foi de 40%. Por algum motivo, o índice é maior entre os candidatos do exterior, com média de 43%.

No nível de conhecimento básico, o 5, o índice é maior, de 54%. Vai diminuindo de acordo com a escala de dificuldade. O nível 1 tem aprovação de 34%. É realizado tanto no Brasil quanto no Peru, no total de 14 países das Américas Central e do Sul.

2 – J-Test

As provas do J-Test são realizadas várias vezes ao ano. Em 2018 foram programadas 5 datas, sendo que as próximas no Brasil são sempre em meses ímpares, 6 vezes ao ano, na Vila Mariana, em São Paulo. A próxima prova está com inscrições abertas e será realizada em 8 de julho.

Na América do Sul é realizado somente no Brasil, através da J. Master. Toque aqui para abrir a página do Facebook. Caso resida no Japão e queira enviar os cadernos das provas passadas para treino, pode adquiri-los na página web (toque aqui). Mas no Brasil são vendidos materiais, segundo a página web (toque aqui).

3 – NAT Test

O NAT Test é realizado 6 vezes ao ano, no Japão e em vários outros países da Ásia. É interessante para o yonsei que conseguir o visto e, na renovação da sua estada no Japão, pode apresentar o resultado desse teste como opção. As próximas datas deste ano são 12 de agosto, 14 de outubro e 9 de dezembro.

O formulário para aplicação pode ser visto na página do ministério (toque aqui).

Fontes: MOJ e divulgação 
Fotos: PDP


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão