Brasileiros de Izumo aprendem kendo

Publicado em 4 de outubro de 2017, em Comunidade

Os brasileiros são a maioria dos estrangeiros em Izumo e, por iniciativa da polícia, estão tendo aulas de kendo, a tradicional arte marcial japonesa.

&nbspBrasileiros de Izumo aprendem kendo
Polícia local abriu uma classe de kendo para os brasileiros que trabalham na Murata, em Izumo (Yomiuri)

Desde setembro, os brasileiros residentes em Izumo (Shimane), estão tendo a oportunidade de aprender kendo, como uma forma de integração à cultura e à sociedade japonesa.

A tradicional arte marcial japonesa moderna  – kendo –  ou caminho da espada, foi desenvolvida a partir do uso da espada no combate dos samurais.

Em dezembro de 2016, pela primeira vez na história, a Agência Nacional de Polícia designou a cidade como uma “área especial de concentração de estrangeiros”. O objetivo é fazer com que os residentes estrangeiros e a população local possam coexistir uns com os outros. E que do fruto desse relacionamento possam prevenir ações criminosas.

Kendo em 4 aulas

A polícia local tomou a iniciativa de convidar os brasileiros que trabalham na Izumo Murata Manufacturing para a prática do kendo, no ginásio próximo Acti Hikawa.

A primeira aula, em 23 de setembro, contou com a participação de 8 brasileiros, de 30 a 50 anos. Depois de serem vestidos adequadamente, aprenderam o modo de se comportarem, básico, e a etiqueta, bem como técnicas simples usando espadas de madeira.

Marcel Teixeira, 40, um dos entrevistados do Yomiuri, disse que foi policial no Brasil. “Gostei muito de iniciar com a etiqueta e terminar com ela. Foi muito bom saber sobre a origem do kendo e o por que dele”, explicou.

Já a brasileira Márcia Iida, 44, exclamou “o dogi dificultou os movimentos, mas os movimentos da face, dorso e impulso foram agradáveis”.

Eles terão no total, 4 aulas, uma vez ao mês.

Brasileiros são maioria absoluta

A população da cidade é de 175.119 pessoas, segundo dados do final do mês de agosto deste ano. Nela está incluída a população de estrangeiros da cidade de Izumo –  3.493 pessoas. Elas formam cerca de 2% da população local.

Do total desses estrangeiros 70% são brasileiros. Segundo informações da prefeitura local, são 2.775 verde amarelos, os quais vêm aumentando a cada ano.

Fonte e foto: Yomiuri Shimbun

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Campanha RH-Consulting
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Baladas no Japão