Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Terremoto: brasileiros em Nagano estão assustados

Publicado em 25 de junho de 2017, em Comunidade

Brasileiros residentes em Nagano, onde teve um forte terremoto e réplicas, no domingo, estão assustados. Um deles já sabe onde fica o abrigo, em caso de emergência.

O YouTuber Breno, do canal Pandatômico, já sabe para onde ir em caso de emergência

Domingo pela manhã é um dia para o trabalhador dormir até mais tarde. No entanto, neste domingo (25), eles levaram um susto. “Ouvi e senti um ta-ta-ta, logo em seguida os alto-falantes da cidade anunciando, alarme do smartphone tocando e eu dormindo de cueca… Quando vi estava passando a camiseta pela coxa”, confundindo com a calça, contou o brasileiro Breno Nakano, residente em Minowa (Nagano).

Publicidade

Breno, conhecido YouTuber Pandatômico, também guitarrista, apesar do susto, contou tudo de forma divertida. “É meio atípico ocorrer um terremoto em Nagano. Achava que aqui não iria acontecer”, revelou.

Por outro lado, o cantor André Luis Shiguemoto, reside em Ina, cidade ao lado do epicentro do terremoto. “Não acordei com o terremoto, mas sim com os alto-falantes da cidade anunciando”, contou André. “Foi coisa séria, senti os outros tremores, pois foram muitos”, contou o brasileiro que reside em Nagano há 10 anos e nesse período foi a primeira vez que tremeu tanto.

André conta que a sua pasta de documentos está à vista para alguma emergência. Mas, não tem o kit terremoto, confessou. E também não sabe onde fica o local de abrigo (hinanjo).

Já Breno, tem o mapa colado na parede de sua casa e sabe onde tem que correr na emergência. Ele tem também uma mochila com cup lamens e algumas peças de roupa. “Quando morei em Ibaraki, na época de março de 2.011, os tremores foram muito fortes. E em Kanto, tem tremores todo dia, então a gente se acostuma. Mas em Nagano? Em Nagano, pensava que não passaria por isso”.

“A cidade tá movimentada. Saí para fazer as compras de costume e percebi que os japoneses estão comprando mais. Vi pessoas com pacotes e pacotes de papel higiênico, por exemplo”, observou André.

André contou que sentiu os tremores na vertical, “como se fossem pancadas de baixo para cima”.

Os brasileiros estão precavidos, com os respectivos smartphones carregados para alguma emergência. Na segunda-feira eles irão trabalhar normalmente porque não houve danos materiais nem na residência deles nem nos demais locais da cidade.

Foto: cedida por Breno/Pandatômico

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!