Você pode pedir o saque do FGTS mesmo morando no Japão

O pedido do saque do FGTS pode ser efetuado mesmo morando no exterior. Confira se você tem direito e como se proceder.

Publicidade

O FGTS-Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Quando você foi empregado no Brasil, dentro do que popularmente se diz “com carteira assinada” ou seja, devidamente registrado, o empregador recolhia o valor de 8% do seu salário em uma conta vinculada do FGTS. Dependendo do tempo de contribuição, poderá ter um bom saldo na conta vinculada.

Você pode efetuar a solicitação do saque, mesmo residindo no exterior, desde que comprove uma das situações abaixo:

  • não ter trabalhado com carteira assinada no Brasil nos últimos três anos ou não ter tido crédito em conta do FGTS nos últimos 3 anos
  • ter contrato de trabalho no Brasil rescindido sem justa causa
  • ter contrato de trabalho temporário no Brasil extinto pelo término de seu prazo
  • estar aposentado pela Previdência Social

Como solicitar o saque do FGTS

Caso tenha direito ao saque, é preciso ter em mãos o formulário específico para essa solicitação, uma conta bancária no Brasil (do titular ou de uma pessoa de confiança), original e cópia em tamanho A4 de algum documento de identificação do Brasil (dentro do prazo de validade), conforme segue abaixo:

  • Passaporte ou
  • Cédula de Identidade ou
  • Carteira Nacional de Habilitação ou
  • Carteira Brasileira de Identidade de Estrangeiro

O formulário de solicitação de saque pode ser obtido clicando aqui. Depois de imprimi-lo é preciso preenchê-lo observando o seguinte:

  • assinar o Formulário somente na presença da Autoridade Consular, no momento da entrega da documentação;
  • preencher o nome completo do requerente; caso seja diferente do que consta na Carteira de Trabalho, será preciso apresentar a certidão de casamento original ou documentação comprobatória da troca de nome;
  • informar endereço eletrônico (e-mail)  para recebimento do resultado da análise do pedido de saque;
  • registrar no formulário seu número de CPF, esteja ele em situação regular ou não;
  • para crédito do benefício, indicar conta bancária no Brasil de titularidade do requerente ou de pessoa de sua confiança. O titular da conta deverá estar com CPF em situação regular.

Antes de se dirigir ao Consulado-Geral da  jurisdição onde reside (Tóquio, Hamamatsu ou Nagoia), confira se possui o cartão do PIS/Pasep. Ele deve ser apresentado junto com a Carteira de Trabalho.

Mais documentos

  • não ter trabalhado com carteira assinada no Brasil nos últimos três anos ou não ter tido crédito em conta do FGTS nos últimos 3 anos: basta apresentar os documentos acima citados
  • ter contrato de trabalho no Brasil rescindido sem justa causa ou teve o contrato de trabalho temporário extinto pelo término de seu prazo: é preciso anexar o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho-TRCT
  • aposentado: documento que certifique a aposentadoria
  • conta sem crédito por 3 anos e demissão até 13/07/1990: os documentos acima

De posse dessa documentação, basta se dirigir ao Consulado-Geral. Lembrete importante: somente assine o formulário ¨Solicitação de Saque FGTS¨ na presença da Autoridade Consular.

Mais informações

Confira essas informações citadas na matéria mais outras detalhadas, clicando aqui.

Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Nagoia
Imagem ilustrativa

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Milhares de itens das lojas Ikea serão vendidos através de novo site

Publicado em 27 de fevereiro de 2017, em Sociedade

Produtos da rede de lojas Ikea poderão ser comprados pela internet brevemente. Veja mais.

Publicidade

A Ikea Japan fará uma entrada plena nas vendas através da Internet, oferecendo quase todos os itens disponíveis nas lojas físicas através de um dedicado site que será lançado no final de abril.

Planos pedem pela venda de cerca de 9.000 produtos no novo site, excluindo comida e plantas. Inicialmente, os itens serão enviados a partir das atuais 9 lojas da Ikea no Japão e a cobertura expandirá futuramente com envios diretos a partir das instalações de armazenagem.

Até agora, os clientes em certas regiões podiam efetuar pedidos via e-mail, mas a empresa não operava uma loja online oficial.

A unidade local da distribuidora de móveis sueca vem testando o novo serviço na província de Yamaguchi, região de Kyushu, no sul do Japão, desde o final de janeiro, cobrando um mínimo de ¥3.990 para transporte e manipulação. Isso pode ser reduzido, dependendo do destino da entrega e dos itens comprados.

A Ikea Japan tem um centro de logística em Yatomi (Aichi). A instalação, que se expande por 54.000 metros quadrados, foi inaugurada em 2008. Uma nova seção de 31.000 metros quadrados dedicada às compras online será adicionada e as operações serão iniciadas em 2018.

A Ikea surgiu em um modelo de negócios de consumidores que buscam por móveis não montados a baixo custo em suas lojas no estilo depósito. Contudo, com o aumento do comércio eletrônico, o grupo Ikea está se movendo para fortalecer as vendas na Internet.

Fonte: Nikkei
Imagem: Nikkei, Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!