Entenda o motivo do aumento das lavanderias “self-service” no Japão

As lavanderias “self-service” estão em rápido crescimento no Japão. Entenda o porquê nesta matéria especial.

Atualmente, as lavanderias “self-service” (コインランドリー – Coin Laundry) estão em rápido crescimento no Japão. Mesmo as pessoas que têm máquinas de lavar roupas utilizam os serviços dessas lojas. Entenda o motivo e dados sobre o crescimento dessas lavanderias.

Publicidade

Lavanderias estão crescimento em um ritmo aceleradíssimo

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações realiza a cada 5 anos a “Pesquisa Nacional de Renda Familiar e Despesas”. Nessa pesquisa, também são investigadas as taxas de propagação de eletrodomésticos e outros, incluindo máquinas de lavar. Segundo a pesquisa de 2014, a taxa de difusão das máquinas de lavar é de 97.7%. Quase todas as famílias no Japão possuem máquinas de lavar em casa.

Mas não há uma pesquisa para as lavanderias? A resposta é sim! O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) realiza a “Pesquisa relacionada ao funcionamento de instalações de operações de limpeza por moedas” em determinados períodos. Segundo os resultados da pesquisa, no ano fiscal de 2013, havia 16.693 lavanderias do tipo em todo o país. Em relação ao ano fiscal de 2003, houve um aumento de aproximadamente 4.000 lojas.

Recentemente, o aumento vem sendo de mais de 500 lavanderias todos os anos.

Os motivos da “popularização”

Segundo uma mulher idosa que utiliza com frequência um lavanderia antiga de Shibuya (Tóquio), o principal motivo de ela utilizar a lavanderia é “a dificuldade de estender as roupas”. A taxa de difusão das máquinas de secar é bem menor do que a das máquinas de lavar. Provavelmente para os idosos, é uma tarefa desgastante levantar seus braços para estender as roupas caso não haja máquinas de secar. A idosa também explicou que “lavar as roupas se torna algo muito difícil por causa da idade.”

Outro homem que utiliza a mesma lavanderia disse que “depois que comecei a morar sozinho, comecei a utilizar”. Ele também explicou que “é uma oportunidade de conversar com os vizinhos.”

Segundo todas as donas de casa que frequentam o local, o principal motivo do uso é a praticidade em “não precisar separar as roupas para lavar várias vezes e poder lavar e secar tudo em uma única vez.”. Muitas mulheres também falaram que “a qualidade das máquinas das lavanderias é bem melhor que as domésticas.” Aparentemente, as donas de casa preferem utilizar as lavanderias para economizar o tempo.

Lavanderias com cafeterias e espaço para crianças

Muitas lojas com estilos únicos também estão surgindo. Algumas lojas possuem espaço para crianças, com brinquedos e outros para os pais levarem seus filhos, cafeterias e até livrarias.

Além disso, no bairro de Koto (Tóquio), um prédio de apartamentos estabeleceu uma lavanderia que contém um espaço para cafeteria e um espaço para interação entre as pessoas da região e os moradores do prédio. A lavanderia também conta com máquinas de lavar grandes para tapetes e futon e até realiza workshops para falar sobre limpeza.

Uma nova era para as lavanderias

As máquinas colocadas nas lavanderias estão melhorando a cada ano e estão aumentando de tamanho. Com isso, mais pessoas estão utilizando as lavanderias para economizar tempo e trabalho. Além disso, muitos idosos e pessoas que moram sozinhas utilizam frequentemente as lavanderias.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Sul dispara contra aeronave não identificada da Coreia do Norte

Publicado em 23 de maio de 2017, em Ásia

Coreia do Sul disparou contra um “objeto não identificado” na fronteira, aumentando a tensão na região. Saiba mais.

Publicidade

A Coreia do Sul disparou hoje (23) tiros de aviso em direção à Coreia do Norte depois que um “objeto não identificado” voou sobre a DMZ (zona desmilitarizada) entre os dois países.

Os chefes de Estado-Maior da Coreia do Sul disseram em uma declaração à imprensa que os militares sul-coreanos reforçaram sua vigilância aérea e transmitiram um aviso à Coreia do Norte em resposta à aeronave não identificada. Não forneceram outros detalhes.

A agência de notícias Yonhap da Coréia do Sul, sem citar uma fonte, informou que a Coreia do Sul disparou cerca de 90 cartuchos de metralhadoras no ar e em direção à Coreia do Norte. Ele disse que a Coreia do Sul estava analisando se um drone norte-coreano havia cruzado a fronteira.

A fronteira entre as Coreias é a mais fortemente armada e vigiada do mundo, e os dois lados ocasionalmente entram em choque.

Em 2014, eles trocaram tiros de metralhadoras e de rifles depois que ativistas sul-coreanos lançaram balões de propaganda anti norte-coreana na Zona Desmilitarizada que corta a Península Coreana, mas não foram relatadas vítimas.

A situação na península coreana agravou-se por uma série de lançamentos de mísseis e testes nucleares conduzidos por Pyongyang nos últimos meses em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Fonte e imagem: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!