Crime entre familiares é reflexo do envelhecimento da sociedade no Japão

Crime entre familiares é um reflexo do envelhecimento da sociedade no Japão. Entenda o motivo.

Mais de um terço de assassinatos, tentativas de assassinatos e agressões fatais envolvendo membros da mesma família no Japão no ano de 2014 foram motivados pelo “medo do futuro”, como em relação a cuidar de parentes idosos ou problemas financeiros, mostraram dados divulgados pela polícia na segunda-feira (10).

Publicidade

A primeira investigação detalhada de casos investigados para um ano todo também mostrou que 33% das vítimas eram pais e mães dos agressores, seguidas por cônjuges, 27% e filhos, 25%.

Em 84% dos casos, as vítimas e os agressores estavam morando sob o mesmo teto e nos casos em que as vítimas sobreviveram aos ataques, 67% continuaram a viver juntos, mostraram os dados.

Tais casos podem continuar ocorrendo no futuro, visto que muitas pessoas na sociedade japonesa que envelhece cada vez mais continuam enfrentando dificuldades em assegurar uma vaga em asilos, alertam grupos de suporte para cuidadores.

Dados da Agência Nacional de Polícia (ANP) mostraram que dos 272 casos investigados, 168 foram assassinatos, 74 tentativas de assassinato e 30 foram agressões resultando em mortes.

“Crimes interfamiliares são difíceis de prevenir, uma vez que medidas para reduzir crimes de rua não podem ser aplicados a eles”, disse um policial responsável pela análise.

Fonte: Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Diminuição de trabalhadores ameaça economia japonesa

Publicado em 12 de abril de 2017, em Sociedade

A economia do Japão está ameaçada devido ao envelhecimento dos trabalhadores. Saiba mais.

Em setores como o da construção civil, as vagas abertas já excedem o número de candidatos (imagem ilustrativa)

A população em idade de trabalho no Japão está enfrentando um declínio acentuado, confirma uma nova pesquisa demográfica, deixando precária a vitalidade do futuro do país a não ser que haja melhorias na segurança social e na produtividade de trabalho.

Publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisa Populacional e Segurança Social do Japão publicou novas estatísticas sobre a população no Japão na segunda-feira (10), mostrando níveis projetados para cada um dos 50 anos, de 2015 a 2065.

A população em idade ativa, de 15 a 64 anos, poderá diminuir 40% dos níveis de 2015 até o ano 2065

Em setores como o da construção civil, transportes e cuidados de enfermagem, as vagas abertas já excedem o número de candidatos em mais de 3 para 1. Indústrias que necessitam de muita mão de obra podem não ser capazes de se manterem caso a população continuar diminuindo a esse índice, e precisa urgentemente de avanços da produtividade ou inovação tecnológica.

A área de cuidados de enfermagem viu progresso na informação tecnológica e na robótica, mas os números da força de trabalho, provavelmente, falharão para manter o ritmo com a demanda devido ao envelhecimento populacional. Alguns operadores na indústria de logística ajustaram suas estratégias para lidar com o encolhimento da força de trabalho, como descontinuar serviços de agendamento de entrega em domicílio. Entretanto, a não ser que o volume de encomendas diminua, eles terão dificuldade em manter seus atuais níveis de serviço.

Crescimento econômico negativo a partir de 2040

Se a população continuar diminuindo no ritmo atual e a produtividade não melhorar, o Japão poderá passar por um crescimento econômico negativo a partir de 2040, de acordo com cálculos do Escritório do Gabinete.

Para maximizar a participação na força de trabalho, o Japão teria que aumentar a idade de aposentadoria e manter mais trabalhadores idosos, ou atrair mais donas de casa ao ajustar a isenção fiscal para cônjuges que ganham menos que um dado montante.

Também há a necessidade de empregar mais pessoas que possam ser mais produtivas independente do horário de trabalho ou localização. O país também vai precisar aumentar a produtividade de cada trabalhador e direcionar isso em crescimento para a a nação e seus negócios, divulgou a reportagem do Nikkei.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!