Japão: queda histórica dos suicídios, mas a cada hora 2,4 se vão

Queda histórica no número de suicídios no Japão em 22 anos. Os homens se matam mais que as mulheres. Confira as causas e estatísticas.

imagem ilustrativa NHK

Segundo dados da OMS-Organização Mundial da Saúde, do final do ano passado, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. É considerado um grave problema de saúde pública para todos os países.

Publicidade

No Japão, não é diferente. Pela primeira vez em 22 anos, o número de pessoas que cometeram suicídio ficou abaixo de 22 mil, segundo dados da Agência Nacional de Polícia, divulgados nesta quinta-feira (23).

Durante todo o ano de 2.016 foram 21.897 pessoas que tiraram a própria vida por vários motivos. Em 2.003 o país perdeu 34.427 pessoas por conta dessa atitude, marcando o pico desde 1.953 quando se iniciaram as estatísticas anuais.

Segundo a Agência Nacional de Polícia, a cada 100 mil habitantes 24,5 pessoas se suicidaram no ano passado. O número é maior entre as do sexo masculino. Foram 15.121 contra 6.776 do sexo oposto. Ou seja, a cada 10 pessoas que tiram a própria vida 7 são do sexo masculino.

Os meses que mais tiveram registros de mortes por suicídio foram março e em seguida maio e outubro. Em relação às faixas etárias, pessoas de 40 tiveram o maior índice, com 17%, seguidas de 50 e 60, quase na mesma proporção. Foram registrados 2.235 jovens de 20 a 29 anos e na faixa etária dos 30, 2.824 pessoas.

Suicídio: maioria de desempregados

Observando o gráfico da situação ocupacional das pessoas, os estudantes são minoria, com 791, o que representa menos de 4% do total. O número dos profissionais liberais é bem inferior ao dos desempregados e empregados. O gráfico mostra que 59% dos suicídios foram de pessoas desempregadas.

Pano de fundo do suicídio

O governo dividiu em categorias e subcategorias as causas do suicídio.

  • Relacionamento entre homem e mulher: decepção amorosa, separação e problemas oriundos do relacionamento
  • Questões econômicas e financeiras
  • Problemas de saúde: mental (depressão e outros), além de doenças físicas
  • Problemas familiares: discórdia entre o casal, futuro pessimista, etc.
  • Problemas no trabalho: exaustão e cansaço do trabalho, relações humanas no local de trabalho, etc.
  • Problemas na escola: mau desempenho escolar, relacionamento, etc.

Ao analisar as causas, as que se destacam estão relacionadas à saúde. Metade (11.014) das pessoas que se suicidaram tinham problemas físicos ou psicológicos. No grupo de problemas de saúde, a grande maioria tinha depressão. Depois, quase que na mesma proporção vêm a questão econômica e os problemas no lar, com variações na faixa de 15% cada.

Suicídios no Japão e no Brasil

Pelos números anuais no Japão, conclui-se que 59,9 pessoas dão um basta na própria vida por dia. Ou seja, a cada hora 2,4 pessoas se vão. Segundo o jornal O Tempo (junho/2016), “no Brasil, em média, três pessoas tentam se matar a cada 45 minutos. No mesmo intervalo de tempo, uma delas consegue, de fato, dar fim à própria vida”.

Como o suicídio é um problema de saúde pública, o governo do Japão vem se empenhando na redução de perdas dessas vidas. Declarou que continuará a trabalhar nos programas para a prevenção do suicídio.

 

Fonte: divulgação ANP
Imagem ilustrativa: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher morre após ter sido atingida por avalanche em Gunma

Publicado em 23 de março de 2017, em Sociedade

A mulher praticava snowboard em um ski resort localizado em Gunma. Veja mais.

A mulher foi atingida pela avalanche enquanto praticava snowboard (imagem ilustrativa)

Uma mulher de 31 anos que praticava snowboard em uma montanha localizada na província de Gunma morreu após ter sido atingida por uma avalanche na quarta-feira (22).

Publicidade

De acordo com a polícia, o incidente ocorreu durante a tarde, por volta das 13h15, no Monte Maehotaka, próximo à Vila Katashina. Segundo divulgou a Fuji TV, a vítima fatal Shibuki Koike e outros 3, incluindo um guia, praticavam snowboard fora da área designada quando foram atingidos pela avalanche.

Embora a equipe de patrulha do ski resort ter conseguido resgatar Koike e o departamento de bombeiros local ter feito o transporte até o hospital, ela teve a morte confirmada na chegada.

Nenhuma outra pessoa ficou ferida. Segundo a polícia, o grupo estava praticando snowboard desde as 11h e saíram da área designada por volta das 13h.

Fonte: Kyodo News and Culture 
Imagem: Bank Image

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!